O que é meningite bacteriana? Feira de Santana confirma caso da doença

Feira de Santana confirma caso de meningite bacteriana em mulher de 37 anos, internada no Hospital Geral Clériston Andrade

Por Ananda Costa.

Feira de Santana confirma caso de meningite bacteriana em uma mulher de 37 anos, segundo informou a Vigilância Epidemiológica do município no último domingo (14). A paciente está internada no Hospital Geral Clériston Andrade, apresenta quadro estável e segue sob monitoramento médico.

Feira de Santana confirma caso de meningite bacteriana. Foto: Google Street View

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, após a confirmação do diagnóstico, foram adotadas as medidas previstas em protocolo, incluindo a realização de profilaxia nos contactantes, pessoas que tiveram contato próximo com a paciente, para prevenir novos casos da doença.

A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Verena Leal, informou que todos os procedimentos de monitoramento estão em andamento. Segundo ela, a amostra do líquor (líquido cefalorraquidiano) foi encaminhada ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), que confirmou a meningite bacteriana. Após o resultado, houve o alinhamento com a equipe responsável pelo acompanhamento da paciente e a administração da medicação preventiva nos contactantes.

Meningite bacteriana: conheça sinais da doença

Em abril,  o professor Davidson Souza Brito, de 33 anos, morreu, em Feira de Santana, após ser diagnosticado com meningite bacteriana — a forma mais grave da doença, que afeta membranas do sistema nervoso central. O caso acende alerta para a enfermidade, que é transmitida por via respiratória e seus sintomas podem ser confundidos com os de viroses comuns, como vômito e dores de cabeça.

As meninges são membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, estruturas que podem ser afetadas por infecções causadas por bactérias, vírus, fungos ou protozoários. É o que explica o infectologista Robson Reis, professor da Escola Bahiana de Medicina, ao Aratu On.

Os primeiros sinais da meningite são considerados inespecíficos, dificultando o diagnóstico precoce. No entanto, segundo o especialista, uma sequência de sintomas específicos — chamada por ele de “tríade” — pode acelerar a identificação da doença. “São eles: dor intensa de cabeça, rigidez na nuca e pescoço — dificultando encaixar o queixo na região do tórax — e vômitos”, detalha.

Ainda segundo o médico, os sintomas não costumam variar muito entre adultos, crianças e idosos. No entanto, nas crianças pequenas, alguns sinais são mais sutis. “Alguns quadros, principalmente crianças menores que dois anos, do tipo irritação, agitação, choro fácil, recusa a alimentar, então aí passa a chamar a atenção”, afirma.

Casos na Bahia

Segundo a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), 49 casos de meningite — de diferentes tipos — foram registrados no estado nos três primeiros meses deste ano, com seis mortes confirmadas. Em 2024, a Bahia contabilizou 446 casos da doença, sendo 115 do tipo bacteriana, com 24 óbitos registrados ao longo do ano passado.

Em 2023, a meningite bacteriana fez 47 vítimas fatais, na Bahia. A doença é grave e pode acometer indivíduos de qualquer idade. 

Imunização

Foto: Sara Silva

A meningite pode ser prevenida por meio da vacinação. Os imunizantes Meningo C e Meningo ACWY protegem contra os principais sorogrupos da doença e integram o Calendário Nacional de Vacinação, com indicação para crianças menores de cinco anos e adolescentes entre 11 e 14 anos.

Em Feira de Santana, as vacinas estão disponíveis em 103 salas de imunização das unidades de saúde das zonas urbana e rural. A coordenadora da Rede de Frio, Natálya Duarte, explica que a Meningo C é aplicada aos 3 e 5 meses de idade, enquanto a Meningo ACWY é administrada como reforço aos 12 meses. Crianças que não receberam o reforço podem ser vacinadas até 4 anos, 11 meses e 29 dias. O imunizante também é indicado para adolescentes de 11 a 14 anos.

Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identidade, cartão do SUS e caderneta de vacinação. A rede particular também disponibiliza as vacinas Meningo B e Meningo ACWY.

LEIA MAIS: Caso de meningite bacteriana é confirmado em Alagoinhas; paciente está em isolamento

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.