Ozempic e Mounjaro: veja lista de medicamentos essenciais atualizada pela OMS

Medicamentos inicialmente indicados para diabetes tipo 2 passam a integrar lista de medicamentos essenciais atualizada pela OMS

Por Ananda Costa.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou, neste mês de setembro, sua Lista Modelo de Medicamentos Essenciais e incluiu a semaglutida, princípio ativo presente em fármacos como Ozempic e Wegovy.

 Lista de medicamentos essenciais atualizada pela OMS. Foto: Reprodução/ND Mais

+ Ozempic: veja o que muda após a proibição das versões manipuladas

A lista passou a contemplar também outras opções terapêuticas, como dulaglutida, liraglutida e tirzepatida, princípio ativo do Mounjaro, além de biossimilares de qualidade garantida.

Segundo a OMS, medicamentos essenciais são aqueles que atendem às necessidades prioritárias de saúde da população, levando em conta prevalência de doenças, eficácia, segurança, custo-efetividade e disponibilidade contínua. 

+ Ozempic e saúde: especialista alerta para riscos de canetas emagrecedoras

A inclusão busca ampliar o acesso a tratamentos de alto impacto para pacientes e sistemas de saúde, com expectativa de que a concorrência entre genéricos reduza os preços.

A Lista de Medicamentos Essenciais da OMS, atualizada a cada dois anos, é referência para mais de 150 países na definição de políticas públicas, orientando tanto a aquisição pelo setor público quanto a incorporação em planos de saúde. 

Foto: Divulgação

* Com informações do SBT News

LEIA MAIS: Mais de 1 bilhão de pessoas têm transtornos mentais no mundo, aponta OMS

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.