Dos sete casos notificados como suspeitos de Mpox na Bahia até agora, seis foram descartados e apenas um foi confirmado. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) nesta sexta-feira (20).
Veja o cenário atual de Mpox na Bahia:
1. Caso de Vitória da Conquista (BA): reclassificado
O caso de uma mulher atendida em Vitória da Conquista, anteriormente registrado como suspeito de Mpox, teve diagnóstico confirmado para varicela pelo fluxo laboratorial e foi reclassificado nos sistemas oficiais, de acordo com os critérios diagnósticos vigentes.
2. Caso com origem em Osasco (SP): caso de Mpox importado
Um caso envolvendo homem oriundo de Osasco (SP) está sendo tratado, para fins de consolidação epidemiológica, como caso importado, pois o paciente já chegou à Bahia com sintomas e apontou São Paulo como provável local de contaminação. O CIEVS Bahia já solicitou ao Ministério da Saúde a retificação do estado de notificação para São Paulo, permanecendo na Bahia o registro do atendimento assistencial realizado em Salvador.
• 1 caso reclassificado para varicela (encerrado para Mpox, ou seja, negativo)
• 1 caso de Mpox importado, com retificação para o Estado de São Paulo em andamento junto ao Ministério da Saúde.
Até o momento, não há registro de óbito por Mpox na Bahia.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).
Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.
Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.