60% dos soteropolitanos já foram roubados, indica Plano de Segurança Municipal
Pesquisa foi usada como base para elaboração do Plano da Prefeitura: 60% dos soteropolitanos já foram roubados, indica Plano de Segurança Municipal
Por João Tramm.
A pesquisa, apresentada nesta quinta-feira (6) pela Prefeitura de Salvador aponta que mais de 60% dos soteropolitanos já foram roubados, indica Plano de Segurança Municipal. Ainda neste levantamento, 72,87% da população está insatisfeita com a segurança na cidade.
Entre os participantes, 892 pessoas declararam insatisfação com a segurança pública, enquanto 787 relataram ter sido vítimas de crimes patrimoniais. O Plano contou com a elaboração conjunta do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e do prefeito Bruno Reis (União).

60% dos soteropolitanos já foram roubados, indica Plano de Segurança Municipal
O estudo que serviu de base para a elaboração do Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Salvador (PMSPDS) apontou que 64,29% dos moradores da capital baiana já sofreram roubo ou furto.
Entre os participantes, 892 pessoas declararam insatisfação com a segurança pública, enquanto 787 relataram ter sido vítimas de crimes patrimoniais. Além disso, 59,15% afirmaram não se sentir seguros em seus próprios bairros.
O levantamento contou com a participação popular durante a fase de diagnóstico, que incluiu duas audiências públicas, grupos de discussão e aplicação de questionários, somando 1.224 respostas. As informações coletadas serviram como referência para a formulação do plano.
O diagnóstico de violência e mapeamento territorial foi realizado entre abril e agosto do ano passado.
No total, 16 profissionais especializados — entre analistas de segurança pública, psicólogos e consultores em governança — participaram da construção do plano, juntamente com 22 representantes de secretarias municipais e mais de 50 servidores. O processo abrangeu 10 regiões administrativas e 11 prefeituras-bairro da capital.

Ainda no assunto roubos e furtos, a sétima edição da Operação Móbile 360°, realizada pela Polícia Civil entre 13 de agosto e 15 de outubro de 2025, resultou na recuperação de 2.181 celulares apreendidos na Bahia, dos quais 1.531 já foram devolvidos aos donos.
Desde a primeira edição, deflagrada em maio de 2024, a Operação Móbile 360° já recuperou 4.129 celulares apreendidos na Bahia, sendo 3.153 devolvidos aos proprietários. As ações continuam de forma permanente em Salvador, na Região Metropolitana e no interior do estado.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).