Grupo ligado ao CV é investigado por controle do serviço de internet na RMS
A operação investiga atuação de grupo ligado ao Comando Vermelho na imposição de cobranças ilegais e controle territorial sobre provedores de internet
Por Da redação.
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (11), a Operação Território Livre para aprofundar as investigações contra uma organização criminosa vinculada ao Comando Vermelho, suspeita de exercer controle territorial e econômico sobre o serviço de internet em Dias D’Ávila.

Até o momento, a ação cumpriu sete mandados de busca e apreensão nos municípios de Dias D’Ávila, Lauro de Freitas e Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.
De acordo com as investigações, o grupo ligado ao Comando Vermelho atuava por meio de ameaças, intimidações e cobranças ilegais impostas a provedores locais. A prática, segundo os órgãos, restringia a livre concorrência e interferia no funcionamento regular de um serviço à população.
As apurações apontam que a organização criminosa possuía estrutura hierarquizada e divisão de tarefas. O núcleo de liderança seria comandado por um homem foragido da Justiça, com mandados de prisão em aberto.
Ele seria responsável por estabelecer as diretrizes da atividade ilícita, impor regras aos provedores e autorizar o uso de violência e intimidação como forma de coerção. Mesmo sem localização conhecida, o suspeito manteria influência sobre o grupo por meio de integrantes que atuavam como operadores do esquema.
Os demais investigados desempenhariam funções operacionais e financeiras, como a coordenação das cobranças ilegais, o contato com as vítimas para repasse de ameaças, a coleta e distribuição dos valores obtidos e a manutenção da estrutura econômica da organização.
A investigação também apura o possível envolvimento de pessoas ligadas ao setor de internet que teriam repassado parte dos lucros ao grupo criminoso.
A operação contou ainda com o apoio da Polícia Militar da Bahia, por meio do Batalhão Apolo, do Batalhão Gêmeos e da Rondesp Região Metropolitana de Salvador. As investigações seguem em andamento.
Quer ser avisado primeiro sobre casos como este? Clique AQUI e entre no canal de segurança do Aratu ON no WhatsApp para receber notícias em tempo real.
Mortes de técnicos de internet em Salvador

A Polícia Civil cumpri o quinto mandado de prisão relacionado ao triplo homicídio de técnicos de internet, ocorrido no último dia 16 de dezembro.
Segundo a PC, o suspeito, apontado como uma das lideranças de um grupo criminoso envolvido com o tráfico de drogas no bairro de Marechal Rondon, apresentou-se na unidade policial especializada.
Com essa prisão, cinco envolvidos nos crimes contra os trabalhadores foram alcançados pela Polícia Civil da Bahia, por meio da 3ª Delegacia de Homicídios (DH/BTS). Na madrugada desta terça-feira e na noite de segunda-feira (22), outros dois participantes da ação criminosa tiveram os mandados cumpridos na sede do DHPP.
Uma semana após a morte de três técnicos de internet no Alto do Cabrito, em Salvador, as investigações da Polícia Civil da Bahia (PCBA) indicam que ao menos 11 criminosos participaram do crime, ocorrido no dia 16 de dezembro.
As vítimas, Ricardo Antônio da Silva Souza, 44 anos; Jackson Santos Macedo, 41; e Patrick Vinícius dos Santos Horta, 28, teriam sido assassinadas sob a suspeita de que estariam instalando equipamentos de monitoramento para facções rivais.
LEIA MAIS: Mulher é morta a tiros no bairro da Ribeira, em Salvador
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).