Grupo que ordenou a morte de técnicos de internet é identificado
Investigação identifica quatro homens suspeitos de serem mandantes da execução de três técnicos de internet em Salvador, na última terça-feira (16)
Por Da redação.
O crime que vitimou três homens que trabalhavam como técnicos de internet no Alto do Cabrito ocorreu por determinação de um grupo criminoso conhecido como "Torres", formado por quatro homens que pertencem a uma facção.
A informação foi obtida por fontes policiais após a prisão de um dos envolvidos no triplo homicídio, que relatou que todas as ações criminosas na região de Marechal Rondon e Campinas de Pirajá são orquestradas por este grupo.
Os suspeitos de serem mandantes do crime são George Ferreira Santos, o “Capenga”; Venício Bacelar Costa, o “Fofão”; Antônio Dias de Jesus, o “Colorido”; e Édson Silva de Santana, o “Jegue”. Os três primeiros estão custodiados no Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador. Jegue, que chegou a figurar no Baralho do Crime, está foragido e segue sendo procurado pela Polícia.


De acordo com a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-BA), as ações de inteligência para elucidar o triplo homicídio seguem intensificadas, visando identificar, capturar e responsabilizar todos os criminosos que participaram de maneira direta ou indireta das mortes.
Informações sobre integrantes de facções podem ser repassadas, com total sigilo, através do telefone 181 (Disque Denúncia da SSP). O anonimato é garantido por lei.
Execução de técnicos de internet foi ordenada por líder do BDM foragido no Rio
O mandante da execução dos três técnicos de internet sequestrados e mortos na noite de terça-feira (16) no Alto do Cabrito, em Salvador, já integrou o Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Segundo apuração do Aratu On, o suspeito é apontado como uma das lideranças da facção Bonde do Maluco (BDM) e está, atualmente, foragido no Rio de Janeiro.
As vítimas foram identificadas como Ricardo Antônio da Silva Souza, de 44 anos; Jackson Santos Macedo, de 41; e Patrick Vinícius dos Santos Horta, de 28. Eles prestavam serviços de instalação e manutenção de internet durante a tarde, nas imediações do bairro de Marechal Rondon, em Salvador, quando foram sequestrados e mortos, na noite de terça-feira (16).
Ainda conforme a apuração policial, o técnico de internet Ricardo Antônio da Silva Souza, conhecido como Barriga, chegou a gravar um áudio minutos antes do crime, relatando ameaças feitas por criminosos da região.
“A gente não é daqui, a empresa não é daqui. Quando a gente começou a fazer a descida na rua lá embaixo, desceu um galego com a camisa do Vitória, camisa dos Imbatíveis. O cara na bruxa, o cara tá cheiradão: ‘Quem mandou vocês fazer, desgraça?’”, diz o trecho do áudio.
Os corpos foram encontrados no bairro do Alto do Cabrito, comandado pela facção Comando Vermelho (CV). De acordo com a polícia, não há qualquer indício de envolvimento das vítimas com atividades ilícitas.
Segundo a investigação, os criminosos suspeitaram que os técnicos eram ligados ao Comando Vermelho e estariam instalando câmeras de segurança para monitorar as ações do BDM na região. À reportagem, uma fonte ligada à polícia informou que as vítimas foram deixadas no local de "forma estratégica", em resposta à suposta agressão do CV.
Conheça suspeitos de participar da morte de técnicos de internet em Salvador
Dois suspeitos de envolvimento na morte de três técnicos de internet no bairro do Alto do Cabrito, em Salvador, foram alvos da Operação Signum Fractum, neste domingo (21), deflagrada para cumprir mandados de prisão contra os suspeitos do crime. Um foi preso e outro morreu, segundo a Polícia Civil, em confronto com policiais.
Jonatas Amorim Nascimento teve o mandado de prisão cumprido por equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Ele foi localizado e preso no bairro de São Marcos. Ele é suspeito do crime ocorrido na última terça-feira (16).

O outro suspeito, Jeferson Caíque Nunes dos Santos, conhecido como “Badalo”, entrou em confronto com policiais civis no bairro de Massaranduba. Segundo a Polícia Civil, ele atirou contra os agentes e acabou sendo baleado.
O suspeito chegou a ser socorrido para uma unidade hospitalar, mas, segundo a corporação, não resistiu aos ferimentos. De acordo com as investigações, Jeferson era apontado como um dos principais responsáveis pela execução dos três trabalhadores.

Jeferson Caíque Nunes dos Santos, possuía passagens pela polícia por roubo a banco com uso de explosivos e tráfico de drogas. Ele havia sido solto em outubro deste ano, após ganhar livramento condicional.
Operação desmobiliza ponto de tráfico ligado a suspeitos da morte de técnicos
A Operação Signum Fractum também desmobilizou um ponto de tráfico de drogas no bairro de Campinas de Pirajá, em Salvador. A ação policial foi deflagrada na manhã deste domingo (21) pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) .
Segundo a polícia, o ponto era utilizado por integrantes de uma facção criminosa envolvida em homicídios e no tráfico de drogas na região.
Durante as diligências, os investigadores desarticularam um imóvel utilizado para a comercialização de entorpecentes na localidade conhecida como Osório. No local, foram apreendidas porções de maconha, balanças de precisão e materiais para acondicionamento de drogas.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).