Pessoas com tornozeleira eletrônica são alvos de operação no Carnaval 2026
Operação da Seap intensifica monitoramento de pessoas com tornozeleira eletrônica nos circuitos oficiais da festa e nas unidades prisionais do estado
Por Ananda Costa.
Pessoas com tornozeleira eletrônica são alvo de uma operação especial durante o Carnaval 2026 na Bahia. A ação, coordenada pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), prevê reforço no monitoramento tanto nos circuitos oficiais da festa quanto nas unidades prisionais do estado.

De acordo com o órgão, o objetivo é fiscalizar o cumprimento das medidas judiciais impostas a pessoas monitoradas eletronicamente, especialmente nas áreas de maior concentração de público. A atuação é feita de forma integrada pela Central de Monitoração Eletrônica de Pessoas (CMEP) e pela Polícia Penal, com acompanhamento em tempo real dos deslocamentos.
Em casos de violação de perímetro, rompimento da tornozeleira ou descumprimento de restrições, as equipes podem realizar abordagens. A fiscalização nos circuitos é feita por policiais penais descaracterizados, com foco na identificação de pessoas que estejam em áreas proibidas por decisão judicial.
A Central de Monitoração funciona 24 horas por dia e contará com reforço operacional durante o período carnavalesco. As informações também podem ser compartilhadas com outras forças de segurança pública, quando necessário.
Segundo a Seap, a operação começou no pré-Carnaval e seguirá durante todos os dias oficiais da festa. Quando constatada irregularidade, a pessoa pode ser orientada a retornar ao perímetro autorizado ou encaminhada à delegacia.
Em 2025, durante os seis dias de Carnaval, 94 pessoas monitoradas por tornozeleira eletrônica foram abordadas em situação irregular nos circuitos, sendo 37 conduzidas para a delegacia. Atualmente, cerca de 2.400 pessoas são acompanhadas pela CMEP na Bahia, a maioria por crimes relacionados ao tráfico de drogas.
Além da fiscalização externa, a Seap informou que também haverá reforço nas unidades prisionais, com revistas diárias, ampliação das rondas perimetrais e presença do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (GEOP) em unidades consideradas sensíveis.
Quer ser avisado primeiro sobre casos como este? Clique AQUI e entre no canal de segurança do Aratu ON no WhatsApp para receber notícias em tempo real.
Operação de segurança no Carnaval 2026

Com o maior investimento já realizado na área, o Governo da Bahia vai aplicar R$ 110 milhões na segurança do Carnaval 2026. Ao todo, 37 mil policiais, peritos e bombeiros atuarão durante a festa em Salvador e em outros 149 municípios do estado.
Os dados foram apresentados na manhã desta sexta-feira (6), no Centro de Operações e Inteligência (COI), pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). Além do reforço no efetivo, o investimento contempla a ampliação de estruturas policiais, viaturas, aeronaves, drones, embarcações e tecnologias de monitoramento.
Na capital baiana, a SSP empregará 22,5 mil profissionais das Polícias Civil, Militar, Técnica e do Corpo de Bombeiros nos circuitos Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande), Batatinha (Pelourinho) e nos carnavais de bairro.
De acordo com o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, o objetivo é garantir a tranquilidade dos foliões e melhores condições de trabalho para os profissionais envolvidos. “Com total apoio do governador Jerônimo Rodrigues, aplicaremos força máxima na proteção dos baianos e turistas”, afirmou.
Durante a coletiva da Operação Carnaval 2026, o coronel da Polícia Militar, Antônio Carlos Silva Magalhães, explicou ao Aratu On que o esquema montado contará com serviços de inteligência e seguirá o padrão adotado nos últimos anos, com reforços estratégicos.
“Nós vamos fazer o que fazemos todos os anos, agora incrementando principalmente o trabalho de inteligência. Vamos trabalhar com inteligência e com novas tecnologias que facilitem o nosso trabalho, não só na avenida, mas também no entorno dos grandes circuitos”, afirmou
LEIA MAIS: Homem morre após ser baleado pelo próprio irmão durante briga na Bahia
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).