Salvador registra quase 80 casos de afogamento nos primeiros dias de 2026
Casos de afogamento nas praias de Salvador superam mais que o dobro do registrado em todo o mês de janeiro de 2025, segundo a Salvamar
Por Ananda Costa.
Salvador registrou quase 80 casos de afogamento nos primeiros 10 dias do ano, de acordo com dados da Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).

Apenas nos quatro primeiros dias de janeiro, foram contabilizadas 57 ocorrências de afogamento, além de 24 registros de pessoas perdidas nas praias. Entre a última segunda-feira (5) e esta sexta-feira (9), outros 20 casos de afogamento foram notificados.
O número de ocorrências é mais que o dobro do total registrado durante todo o mês de janeiro de 2025, quando a Salvamar contabilizou 34 resgates por afogamento.
De acordo com o coordenador da Salvamar, Kailani Dantas, o aumento está relacionado à maior procura pelas praias em função das altas temperaturas registradas no Verão de Salvador. Ele reforça a orientação para que a população frequente praias monitoradas por salva-vidas.
A Salvamar, que emitiu um alerta de aparecimento de caravelas-portuguesas nas praias de Salvador, informa que mantém equipes atuando de forma contínua nos postos ao longo da orla e realiza ações preventivas, como a distribuição de pulseiras de identificação para crianças, especialmente em praias de grande fluxo, a exemplo de Piatã.
A recomendação é que responsáveis procurem os postos de salvamento para solicitar o material.
Afogamento nas praias de Salvador em 2025
A Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) registrou, entre janeiro e 15 de agosto de 2025, 235 casos de afogamento nas praias da capital baiana. Neste mesmo período em 2024, haviam sido 641 ocorrências, o que representa uma redução de 63,34% no número de incidentes na orla da cidade.
Como alerta o órgão, com a proximidade de setembro, quando a temperatura sobe e a chuva perde força, o movimento nas praias aumenta. Por isso, especialistas pedem que os banhistas redobrem a atenção, principalmente nos trechos mais perigosos.
LEIA MAIS: Plano Inclinado da Liberdade suspende operação neste fim de semana em Salvador
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).