Sedur remove parte danificada da Casa do Benin após colisão com caminhão

Sedur atuou na retirada da parte danificada da Casa do Benin para garantir a segurança e evitar novos desabamentos

Por Laraelen Oliveira.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) atuou na retirada da parte danificada da Casa do Benin para evitar novos desabamentos após um caminhão desgovernado colidir com o prédio que abriga o Museu Casa do Benin, no Centro Histórico de Salvador, no início da manhã deste domingo (22). O impacto atingiu a estrutura da fachada da edificação, provocando danos e mobilizando diversos órgãos municipais.

O Centro Histórico de Salvador recebeu o título de Patrimônio Mundial da UNESCO em 1985, o que exige cuidados rigorosos na preservação dos imóveis/Foto: Reprodução

De acordo com informações da Defesa Civil de Salvador (Codesal), o órgão foi acionado por volta das 5h30 para realizar vistoria no endereço. Técnicos estiveram no local para avaliar os danos causados pela colisão e verificar possíveis riscos à estrutura do prédio.

+VÍDEO: moradores flagram perseguição e troca de tiros no interior da Bahia

Estrutura da Casa de Banin foi escorada e área isolada

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano foi chamada para executar o escoramento da área atingida e providenciar a remoção das partes instáveis da fachada, a fim de evitar novos desabamentos ou acidentes. Já a Transalvador foi mobilizada inicialmente para realizar a retirada do caminhão do local. Posteriormente, a operação passou a ser conduzida pela empresa responsável pelo veículo envolvido no acidente.

+Confira 11 redes de apoio a mulheres vítimas de violência na Bahia

Um técnico da Fundação Gregório de Matos, responsável pela gestão do museu, acompanhou a ocorrência para avaliar os impactos ao equipamento cultural e adotar as providências necessárias.

Quer ser avisado primeiro sobre casos como este? Clique AQUI e entre no canal de segurança do Aratu ON no WhatsApp para receber notícias em tempo real.

A Casa do Benin é um importante espaço cultural do Centro Histórico voltado à valorização das conexões entre a Bahia e países africanos, especialmente o Benin/Foto: Fábio Marconi

A Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) instalou tapumes na área afetada para isolar o trecho e garantir a segurança de pedestres e motoristas. A limpeza do local ficou sob responsabilidade da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb).

A perícia foi realizada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), que deverá apurar as circunstâncias do acidente. Até o momento, não há informações sobre feridos. As causas que levaram o caminhão a perder o controle ainda serão investigadas. O funcionamento do museu pode ser impactado temporariamente, a depender da avaliação técnica sobre as condições estruturais do imóvel.

+Guarda Civil inicia devolução de documentos perdidos no Carnaval

Casa do Benin é fechada após caminhão atingir fachada no Pelourinho

A Casa do Benin permanecerá temporariamente fechada para manutenção após o acidente no Largo do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador. A informação foi confirmada por meio de comunicado oficial divulgado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM).

Engavetamento deixa cinco feridos e causa congestionamento na BR-324

Um engavetamento envolvendo sete veículos deixou cinco pessoas feridas na BR-324, no trecho que passa pelo município de Conceição do Jacuípe, no interior da Bahia. O acidente aconteceu por volta das 8h e envolveu um caminhão, uma carreta e cinco carros de passeio.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.