Suspeito é preso por invadir casa e estuprar vizinha em Paulo Afonso

Suspeito de estuprar vizinha já havia sido denunciado pela vítima em 11 de outubro, por perturbação e ameaças

Por Anna Caroline Santiago.

Um homem de 43 anos foi preso em flagrante, suspeito de invadir a casa de uma vizinha e estuprá-la, na última quinta-feira (30), no bairro Tancredo Neves III, em Paulo Afonso, no norte da Bahia. A vítima tem 46 anos.

De acordo com a polícia, o suspeito ameaçou incendiar o imóvel antes de entrar na residência, onde agrediu e abusou sexualmente da mulher, utilizando força física e ameaças.

Suspeito é preso por invadir casa e estuprar vizinha em Paulo Afonso.Foto: Reprodução

Segundo registros, a vítima já havia registrado um boletim de ocorrência contra o homem em 11 de outubro, por perturbação e ameaças.

O auto de prisão em flagrante foi lavrado pela autoridade policial, que também solicitou a prisão preventiva do suspeito ao Poder Judiciário. A vítima recebeu atendimento psicológico e foi encaminhada à rede de proteção.

Bahia está entre estados com mais denúncias de estupro a crianças

O Brasil vive um cenário alarmante de violência sexual contra crianças e adolescentes. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024, o país registrou 83.988 casos de estupro em 2023 — um aumento de 91,5% em relação a 2011. A cada hora, sete crianças ou adolescentes são vítimas desse crime. Do total de ocorrências, 76% envolvem vítimas consideradas vulneráveis, ou seja, menores de 18 anos.

Grande parte dos casos ocorre no ambiente doméstico. Os dados apontam que 61,7% dos estupros contra crianças e adolescentes são cometidos por familiares ou pessoas próximas, o que dificulta a identificação e a denúncia.

Na Bahia, os números também preocupam. De acordo com dados do Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos, em 2024 foram registradas 33.761 denúncias de violações de direitos humanos no estado. Destas, 13.740 envolvem vítimas infantojuvenis, incluindo casos de violência sexual. Em 2025, até o dia 5 de maio, foram contabilizadas 568 denúncias de estupro de vulnerável na Bahia — o quinto maior volume entre os estados brasileiros.

No mesmo período, o Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) ofereceu 1.764 denúncias de estupro de vulnerável à Justiça. Já o Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente (Caoca) registrou 2.907 procedimentos voltados à proteção de crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual em 2024

Crimes sexuais

Foto: PCBA

Entre janeiro e junho de 2025, foram notificados 316 casos de estupro em Salvador, sendo que 68% das vítimas eram menores de idade. Entre elas, 114 eram crianças de 0 a 11 anos. Vítimas do sexo masculino representam apenas 8% do total.

+ PF faz operação no sul da Bahia contra crimes de abuso sexual infantil

Foram registrados também 24 casos de importunação sexual, com maior incidência entre jovens de 18 a 24 anos. Os crimes ocorrem tanto em residências quanto em áreas urbanas.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.