Trio é preso por extorquir turistas após pinturas corporais no Farol da Barra
Segundo a Polícia Civil, os suspeitos realizavam pinturas corporais mesmo sem consentimento e, em seguida, extorquiam turistas
Por Júlia Naomi.
Três suspeitos de extorquir turistas após fazer pinturas corporais no Farol da Barra, em Salvador, foram presos na quarta-feira (11), durante o cumprimento de mandados de prisão preventiva por extorsão qualificada.

Trio é preso por extorquir turistas após pinturas corporais no Farol da Barra
As investigações do Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC) da Polícia Civil apontam que os homens abordavam turistas e faziam pinturas corporais mesmo sem consentimento. Em seguida, exigiam o pagamento de valores considerados elevados pelo serviço não autorizado. De acordo com as autoridades, as vítimas eram acuadas e ameaçadas, sob a alegação de que só seriam liberadas após o pagamento.
Outros dois homens foram presos suspeitos do mesmo crime na região do Farol da Barra, no dia 3 de fevereiro. Conforme informações da Polícia Civil, a dupla abordava turistas e populares ofertando o serviço de pintura corporal e, muitas vezes, realizando-o sem o consentimento. No momento da cobrança do pagamento, eles exigiam valores abusivos sob ameaça e intimidação por meio de agressão física.

Até o momento, as apurações conduzidas pela Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur) resultaram no cumprimento de sete mandados de prisão preventiva. Ao todo, cinco pessoas foram presas, sendo que dois dos investigados possuem dois mandados cada, todos relacionados à prática de extorsão no ponto turístico.
Quer ser avisado primeiro sobre casos como este? Clique AQUI e entre no canal de segurança do Aratu ON no WhatsApp para receber notícias em tempo real.
Para a delegada titular da Deltur, Marcela Abreu, a atuação rápida e qualificada da equipe foi fundamental para interromper a prática criminosa e responsabilizar os envolvidos. “Não iremos tolerar condutas que constranjam, ameacem ou explorem turistas. Nosso trabalho é assegurar que Salvador permaneça como um destino acolhedor e seguro, com respostas firmes contra qualquer violação à liberdade e ao patrimônio das vítimas”, afirmou.
Influencer faz pintura da Timbalada e baianos brincam: 'Custou R$ 200'
A influenciadora carioca Samanta Alves viralizou ao fazer a tradicional pintura da Timbalada. Ela, que tem 3 milhões de seguidores no Instagram, visita Salvador e, no dia 11 de fevereiro de 2025, esteve no Pelourinho, onde as imagens foram feitas.
Ao publicar o vídeo no Instagram, os baianos rapidamente brincaram com a situação. “Perdeu 200 reais nessa pintura aí!”, disse um seguidor. “Coé, Samanta, saiu do Rio para levar golpe na Bahia mana”, brincou uma usuária da rede social.
Em vídeo publicado nos stories, ela diz que o pintor não cobrou pelo trabalho, mas que, por conta da atitude, ela pagou R$ 50 pela pintura. “Quando acabou o vídeo, que foi muito rápido, ele falou que eu não precisava pagar, que tava tudo bem”, contou.
“Achei tão legal a atitude dele. Ele realmente não me cobrou. Eu fui atrás dele e disse que iria pagar. Obviamente ele aceitou, porque ninguém é otário nessa vida. Mas ele também não estipulou valor”, acrescentou.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).