Uber e iFood iniciam parceria; novidade chega a Salvador em dezembro
Parceria entre Uber e Ifood anunciada há meses, entrar em vigor a partir de novembro em Belo Horizonte (MG) e avança para algumas capitais do país incluindo Salvador
Por Rosana Bomfim.
A disputa pelo mercado brasileiro de delivery ganhou um novo episódio nesta segunda-feira (17) com o início da parceria entre os aplicativos da Uber e do iFood. A parceria, anunciada meses após a chegada de novos concorrentes ao país, promete remodelar a forma como usuários realizam pedidos e viagens. A novidade chega em Salvador em dezembro deste ano.

Como vai funcionar a integração entre Uber e Ifood
A primeira fase começa permitindo que usuários do iFood peçam corridas da Uber diretamente pelo app. A partir de dezembro, o caminho inverso acontece: o aplicativo da Uber passará a mostrar as entregas de refeição, mercado e outros produtos feitas pelo iFood.
O recurso estreia em Belo Horizonte e será liberado para outras cidades até janeiro de 2026. Não será necessário atualizar ou configurar nada novas abas aparecem automaticamente para os usuários: uma da Uber dentro do iFood e outra do iFood dentro da Uber.
Além disso, as empresas lançarão uma assinatura conjunta de fidelidade por R$ 21,90 mensais, reunindo benefícios do Clube iFood (hoje R$ 12,90) e do Uber One (R$ 19,90). A promessa é oferecer mais descontos e entregas grátis com um custo reduzido.
Retorno da Uber ao setor de entrega
A integração marca, na prática, o retorno da Uber ao segmento de delivery de refeições, abandonado desde março de 2022 com o fim do Uber Eats. Agora, a empresa volta ao setor atrelada ao líder iFood.
Segundo Diego Barreto, CEO do iFood, a parceria não tem relação com o aumento da concorrência. “Nossa conversa começou em setembro do ano passado, quando nem se falava de outras empresas aqui no Brasil”, disse. Barreto afirma que a união segue a estratégia de concentrar mais serviços em um único ambiente.

Silvia Penna, diretora-geral da Uber no Brasil, reforça que o objetivo é facilitar a experiência dos consumidores. “O importante é garantir que os clientes estão satisfeitos e que temos soluções para todas as demandas”, afirma.
Mercado acirrado e novos rivais bilionários
A colaboração entre as líderes ocorre em um momento de turbulência no setor. A chinesa Meituan desembarcou no país com o app Keeta, inicialmente em Santos e São Vicente, anunciando investimento de US$ 1 bilhão em cinco anos. Já a 99Food retorna ao mercado após dois anos fora da disputa, prometendo R$ 2 bilhões até 2026.
A Rappi, outra gigante do setor, também entrou na corrida ao anunciar R$ 1,4 bilhão para ampliar sua rede de restaurantes e expandir sua operação de 50 para 300 cidades brasileiras.
Mesmo assim, Barreto acredita que a escolha dos usuários continuará baseada na qualidade do serviço e na força das marcas. “iFood e Uber representam isso em seus respectivos segmentos”, afirma.
Ano ano passado, a justiça decidiu reconhecer o vínculo de empregatício entre o iFood e seus entregadores, além de condenar a empresa ao pagamento de R$ 10 milhões como indenização a ser destinada a entidades sociais
Cronograma da integração
Novembro (início): Usuários de Belo Horizonte passam a pedir Uber dentro do iFood.
Dezembro: Uber no iFood chega para usuários de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Campinas, Goiânia, Recife, Porto Alegre e Salvador.
Consumidores de Belo Horizonte passam a ver o iFood dentro do app da Uber; depois, o recurso será expandido para outras capitais.
Janeiro de 2026: Integração completa em todas as cidades onde Uber e iFood operam.
Motoristas de aplicativo agora terão que terão que instalar câmeras em carros
O prefeito Bruno Reis (União) sancionou a lei que obriga a instalação de câmeras de segurança na parte interna dos veículos utilizados por motoristas de aplicativos de transporte em Salvador.
A lei determina ainda que os equipamentos atendam a requisitos mínimos de qualidade e segurança, como gravação em resolução Full HD (1080p) e armazenamento em cartão de memória de, no mínimo, 32 GB.
O veículo do motorista de aplicativo deverá conter um adesivo visível informando ao passageiro que o ambiente é monitorado. Caso o usuário não concorde com a gravação, poderá cancelar a corrida, podendo ser cobrada uma taxa.
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