Tornado deixa cinco mortos e mais de 430 feridos em cidades do Paraná
Quatro das mortes, provocadas pelo Tornado, foram registradas em Rio Bonito do Iguaçu, a cerca de 380 km de Curitiba, e uma em Guarapuava, a 256 km da capital
Por Dinaldo dos Santos.
Um tornado que atingiu o Sul do país na noite de sexta-feira (7) deixou um rastro de destruição no Paraná. Segundo a Defesa Civil estadual, ao menos cinco pessoas morreram e 432 ficaram feridas — nove delas em estado grave.

Tornado devastou duas cidades
Quatro das mortes foram registradas em Rio Bonito do Iguaçu, a cerca de 380 km de Curitiba, e uma em Guarapuava, a 256 km da capital. Duas pessoas seguem desaparecidas, e as autoridades não descartam o aumento no número de vítimas nas próximas horas. Entre os feridos graves, alguns precisaram passar por cirurgias.
Rio Bonito do Iguaçu foi o município mais afetado. “De 80% a 90% da cidade foi colapsada. Ainda não temos um número exato de desabrigados”, afirmou o secretário de Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson, em entrevista à TV Globo.
De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), há fortes indícios de que o tornado tenha provocado ventos acima de 250 km/h. O fenômeno foi classificado preliminarmente como de intensidade F2 — com ventos entre 180 km/h e 250 km/h —, mas a classificação poderá ser elevada para F3 caso as medições confirmem a velocidade superior.

Ciclone no sul do país
Recentemente, institutos de meteorologia registraram que estados do sul do país seriam atingidos por ciclone, no início deste mês.
De acordo com a previsão, o fenômeno poderia causar volumes de chuva superiores a 100 milímetros em algumas áreas, além de tempestades acompanhadas de ventos fortes e granizo, gerando grande preocupação entre os moradores da região.
Em 2020, fenômeno semelhante causou, pelo menos, cinco mortes no Sul do Brasil. Três vítimas estavam em Chapecó, outra em Santo Amaro da Imperatriz e mais uma em Tijucas. Apesar da tragédia, a ocorrência rendeu memes na internet comparando a situação ao apocalipse.
LEIA MAIS: Acumulada, Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 55 milhões neste sábado
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).