VÍDEO: moradores registram chuva de granizo na Bahia
Chuva de granizo na Bahia foi registrada no município de Itambé, que está em alerta laranja
Por Ananda Costa.
Moradores registraram, na tarde desta quinta-feira (6), uma chuva de granizo na Bahia. O caso ocorreu no município de Itambé, que está entre as 110 cidades baianas sob alerta laranja emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para tempestades.
Nos vídeos publicados nas redes sociais, é possível ver a força do temporal que atingiu a cidade. Moradores filmaram e fotografaram as pedras de gelo, um fenômeno incomum na região.
Com a intensidade dos ventos e das chuvas, o município também enfrentou transtornos, como desabamentos e destelhamentos. Em Itambé, choveu 65 milímetros em apenas uma hora e 30 minutos.
Casos antigos de chuva de granizo na Bahia
Mata de São João

Em 2023, os moradores de diversos bairros do município de Mata de São João foram surpreendidos por uma chuva de granizo. Diversas pessoas registraram a ocorrência em vídeos que foram compartilhados nas redes sociais. Nas imagens, alguns pegam as pedras e exibem para a câmera.
Segundo o Instituto de Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno meteorológico ocorreu devido as baixas temperaturas, que transformam a água dentro das nuvens em pedras e a corrente de ar, devido ao peso, não consegue mais mantê-las em movimento.
Barra
Em novembro de 2023, Oeste da Bahia, na cidade de Barra, moradores relataram que, por causa da ventania e chuva de granizo, o município ficou com diversos pontos de alagamento.
Rio de Contas

Moradores do município de Rio de Contas, a cerca de 430 quilômetros de Salvador, foram surpreendidos por uma chuva de granizo em 2022.
Segundo informações da jornalista Marcela Souza, que reside na cidade, o fenômeno começou por volta das 17h10, e parou algum tempo depois. "Agora só chuva e trovão, mesmo", disse, ao enviar vídeos do ocorrido feitos por uma vizinha.
LEIA MAIS: Agora vai? Vitória depende das próprias forças para seguir na série A
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).