Carnaval 2026 terá operação especial de transporte; confira
A operação especial de transporte para o Carnaval 2026 envolve os sistemas metropolitano, intermunicipal e hidroviário
Por Ananda Costa.
Uma operação especial de transporte público será realizada durante o Carnaval 2026 para atender o aumento da demanda de passageiros na capital baiana e na Região Metropolitana de Salvador. As ações envolvem os sistemas metropolitano, intermunicipal de longa distância e hidroviário, com reforço na frota, ampliação de horários e monitoramento operacional.
Transporte metropolitano
Durante o período da folia, as linhas do Subsistema Metropolitano integradas ao metrô e que têm como ponto final os terminais de integração do Aeroporto, Águas Claras e Mussurunga seguirão operando normalmente. O serviço contará com ônibus reguladores, que serão disponibilizados de acordo com a demanda.
Os horários de funcionamento dessas linhas serão estendidos conforme a operação do metrô, com acompanhamento de prepostos das empresas metropolitanas. Na madrugada, o metrô terá saídas pontuais em direção às estações Aeroporto e Águas Claras, permitindo a integração com os respectivos terminais. Os ônibus metropolitanos acompanharão a chegada dos trens para garantir a continuidade do serviço.
A operação especial do transporte metropolitano será realizada entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 2026 e contará com monitoramento da equipe de fiscalização.
Transporte intermunicipal de longa distância
No transporte intermunicipal de longa distância, a expectativa é de que cerca de 120 mil passageiros utilizem os serviços com origem em Salvador durante o Carnaval 2026. A projeção tem como base a movimentação registrada nos carnavais de 2023, 2024 e 2025.
Para atender à demanda, estão previstos 540 horários oficiais ao longo do período, além da possibilidade de abertura de aproximadamente 220 horários extras, que serão autorizados conforme a procura.
Os destinos mais buscados pelos passageiros incluem cidades das regiões Sul, Extremo Sul, Oeste, Sudoeste, Recôncavo Baiano e praias do Litoral Norte.
Transporte hidroviário

Sistema Ferry-Boat
A operação especial do Sistema Ferry-Boat ocorrerá entre os dias 9 e 23 de fevereiro de 2026, considerando o fluxo de ida pelo Terminal Hidroviário de São Joaquim e o retorno pelo Terminal de Bom Despacho.
A expectativa é de transporte de aproximadamente 300 mil passageiros e 45 mil veículos durante o período. O sistema funcionará diariamente das 5h às 23h30, com 19 viagens ordinárias por terminal, conforme a grade pré-estabelecida.
Em caso de aumento na demanda, poderá ser adotado o sistema “bate e volta”, com acréscimo de até 19 viagens extras por terminal. As alterações serão divulgadas pelos canais oficiais de comunicação. Sete embarcações estarão disponíveis para a operação e, se necessário, o funcionamento poderá ser estendido além do último horário oficial.
Lanchas para Mar Grande e Morro de São Paulo
As lanchas com destino a Vera Cruz (Mar Grande) e Morro de São Paulo (Cairu) manterão a programação regular durante o Carnaval. Serão ofertados 30 horários diários para Vera Cruz e seis para Morro de São Paulo.
A travessia para Vera Cruz contará com 13 embarcações, com expectativa de transportar cerca de 102 mil passageiros. Já para Morro de São Paulo, a operação será realizada com quatro embarcações, com previsão de aproximadamente 7 mil passageiros transportados no período.

LEIA MAIS: Inspirações de looks para o Carnaval: veja fotos do Banho de Mar à Fantasia 2026
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).