Estudantes de Salvador terão ônibus gratuitos nos dias de prova do Enem
Medida garante ônibus gratuitos nos dias de prova do Enem, das 10h às 20h, para alunos com cartão estudantil ativo
Por Ananda Costa.
Os estudantes de Salvador terão ônibus gratuitos nos dias de prova do Enem, neste e no próximo domingo (9 e 16 de novembro). A medida foi anunciada na tarde da última sexta-feira (7) pelo prefeito Bruno Reis.

A gratuidade valerá das 10h às 20h para ônibus regulares, BRT e o Sistema de Transporte Complementar (STEC). Para ter acesso, o estudante deverá utilizar o cartão Salvador Card estudantil com benefício de meia passagem ativo. Não será necessária a apresentação do comprovante de inscrição do Enem.
Além do benefício, a Semob anunciou uma operação especial de transporte durante os dias de prova. Serão 143 ônibus extras reforçando a frota de 72 linhas que atendem 21 terminais, entre eles Acesso Norte, Pirajá, Mussurunga e Águas Claras.
A pasta recomenda que os candidatos saiam de casa com antecedência para evitar atrasos.
Metrô gratuito
Além dos ônibus, os estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 terão acesso gratuito ao Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL).
Para embarcar sem custo, os inscritos devem apresentar o comprovante de inscrição do Enem e um documento oficial com foto nas catracas exclusivas das estações. A estimativa é de que o maior fluxo de passageiros ocorra entre duas horas antes da abertura dos portões e duas horas após o encerramento das provas.
Informações sobre o Enem 2025

Conferir o horário do Enem 2025 é fundamental para planejar quando sair de casa, a fim de chegar ao local de prova com tranquilidade e manter o emocional estável para responder às questões. Nos dias de aplicação do Enem, usuários de redes sociais aguardam ansiosamente os vídeos dos 'atrasados do Enem', então evite correr o risco de virar piada.
Neste ano, o Exame Nacional do Ensino Médio será aplicado nos dias 09 e 16 de novembro em todo o país, exceto Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará. Isso ocorre pois o período em que a prova ocorre nacionalmente coincide com a realização da COP30 (10 a 21 de novembro) na região.
Neste domingo (9), a prova é composta por 90 questões objetivas, divididas igualmente entre Linguagens e Ciências Humanas, além de uma redação. No domingo seguinte (16), serão mais 90 questões, de Matemática e Ciências da Natureza.
Horário do Enem: abertura dos portões e início das provas
Nos dois dias de aplicação do Exame, os portões abrem às 12h e fecham às 13h. O participante que chegar depois desse horário não terá permissão para entrar. A prova começa às 13h30, seguindo o horário oficial de Brasília.
Nos estados do Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o horário fuso horário local é uma hora atrás do de Brasília. Nesses locais, as provas terão início às 12h30, no horário local. Já no Acre, com fuso horário duas horas anterior ao de Brasília, a prova será aplicada às 11h30 do horário local.
Encerramento da aplicação do Enem
No primeiro dia do Exame (9), os candidatos têm até as 19h para concluir a prova, totalizando 5 horas e 30 minutos de duração. No domingo seguinte (16), a aplicação do exame tem duração de 5h, de modo que vai até as 18h30.Nos dois dias, a saída do local de prova mas sem o caderno de questões é permitida a partir das 15h30. Para deixar o local com o caderno em mãos, é preciso sair quando faltarem 30 minutos para o fim do exame, ou seja, às 18h30 do primeiro dia e a partir das 18h no segundo dia.Alguns participantes que solicitaram atendimento especializado durante a inscrição para a prova têm direito a um tempo adicional para responder as questões. Nesses casos, a prova vai até as 20h no primeiro domingo (9) e 19h30 no segundo domingo (16). Participantes de videoprova em libras têm até as 21h primeiro dia e 20h30 no segundo.
Cartão de confirmação do de inscrição do Enem indica local de prova
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou o Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem no dia 23 de outubro de 2025. O documento, acessível na Página do Participante, traz informações essenciais, como o número de inscrição, as datas, horários e locais de prova. O cartão também indica se o candidato tem direito a atendimento especializado ou ao uso do nome social.
LEIA MAIS: Operação Enem 2025: SSP emprega mais de 4 mil policiais e bombeiros
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).