Festa da Boa Viagem provoca alterações no trânsito da Cidade Baixa

Festa da Boa Viagem terá procissões terrestres e marítimas entre 31 de dezembro e 1º de janeiro, com interdições e desvios em vias da região

Por Ananda Costa.

A Festa da Boa Viagem, tradicional celebração religiosa de Salvador, vai provocar mudanças no trânsito da Cidade Baixa entre os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, devido à realização das procissões terrestres e marítimas que integram a programação do evento.

Festa da Boa Viagem. Foto: Sara Gomes | Arquidiocese de Salvador

De acordo com a organização do tráfego, a partir da 0h do dia 31 até as 23h30 do dia 1º de janeiro, serão implantadas barreiras fixas nos cruzamentos da Rua da Boa Viagem com as ruas Professor Dionísio Pedro de Alcântara e Rio Itapicuru, além de uma barreira semifixa no Largo da Boa Viagem com a Avenida Luiz Tarquínio. No mesmo período, a Rua Rio São Francisco funcionará em sentido duplo no trecho entre a Rua da Boa Viagem e a Rua Rio Paraguaçu.

No dia 31, a circulação de veículos na Rua da Boa Viagem será temporariamente proibida a partir das 6h, durante o deslocamento da Galeota da Igreja da Boa Viagem até o mar, com desvio na altura da Rua Rio Itapicuru. A partir das 12h, ficam proibidos o tráfego e o estacionamento de veículos na Rua da Boa Viagem, Rua Monte Serrat e no Largo da Boa Viagem, até a Ponta do Humaitá.

Ainda no dia 31, a partir das 14h, o tráfego será progressivamente interditado para a procissão terrestre das imagens do Santuário de São José, com saída pela Rua da Imperatriz e chegada ao Largo da Boa Viagem. Nesse horário, também serão implantadas barreiras móveis em cruzamentos da região.

Com o início da procissão marítima, a partir das 16h, haverá nova interdição na Rua da Boa Viagem e desvio de tráfego na Avenida da França, na altura do Galpão 3. No mesmo horário, ocorrerá o bloqueio progressivo do tráfego para o transporte da imagem de Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Codeba, com retorno das imagens a partir das 17h, também em interdições progressivas.

No dia 1º de janeiro de 2026, a partir das 8h, o tráfego será novamente interditado de forma progressiva para a procissão do Senhor Bom Jesus dos Navegantes, saindo da Basílica da Conceição da Praia em direção ao Píer da Capitania dos Portos. Das 6h às 19h, barreiras móveis serão instaladas em diversos pontos da Cidade Baixa.

A partir das 11h, haverá interdição progressiva para a procissão de Nossa Senhora da Boa Viagem, com percurso até a Ponta do Humaitá. Já a partir das 12h, ocorrerão novas interdições para o retorno das imagens à Igreja da Boa Viagem, além da implantação de barreira móvel no cruzamento da Rua Rio São Francisco com a Rua Primeiro Barreiro.

Bom Jesus Dos Navegantes

LEIA MAIS: Tarifa de ônibus em Salvador deve ser reajustada em 2026, confirma Bruno Reis

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.