Festa de Santa Bárbara tem operação especial de transporte; confira
A operação visa garantir melhor fluidez no deslocamento dos usuários do transporte público e dos participantes do evento
Por Dinaldo dos Santos.
Em função da tradicional celebração de Santa Bárbara, que abre o calendário de festas populares, em Salvador, a Secretaria de Mobilidade (Semob) realizará uma operação especial de transporte nesta quinta-feira (4).
Por conta do evento, o trânsito do Centro Histórico também sofrerá alterações. Segundo a Transalvador, as medidas incluem proibição de estacionamento, instalação de barreiras fixas, semifixas e móveis, além de desvios de fluxo em diversos pontos da região.
Para garantir melhor fluidez no deslocamento dos usuários do transporte público e dos participantes do evento, haverá interdição de tráfego na Rua José Joaquim Seabra, no trecho entre o Terminal Aquidabã e o Terminal da Barroquinha, das 5h às 16h.

Durante esse período, os coletivos que circulam pela região terão seus itinerários temporariamente modificados. Eles operam nas seguintes linhas:
0321 – São Marcos x Barroquinha
1317 – Pau da Lima x Barroquinha
1143 – Acesso Norte x Barroquinha
1606 – Paripe x Barroquinha
0310 – Aeroporto x Barroquinha
0333 – Fazenda Grande do Retiro x Brotas
1034 – Parque São Cristóvão x Barroquinha
0122 – Lapa x Barroquinha
1327 – Estação Pirajá x Barroquinha

Os ônibus virão de seus bairros de origem e seguirão pelo Vale do Nazaré, Travessa Marquês de Barbacena, Avenida Joana Angélica, Rua Santa Clara (Desterro) e Rua do Carro. A partir desse ponto, retomam seus trajetos de origem.
Outra rota alternativa será pela Rua Engenheiro João Pimenta Bastos, Rua Manoel Caetano, Ladeira do Arco, Ladeira do Hospital, Praça Conselheiro Almeida Couto, Avenida Joana Angélica, Rua Santa Clara (Desterro) e Rua do Carro, de onde seguem normalmente.
Além disso, as linhas Barroquinha x Aeroporto (0310) e Parque São Cristóvão x Barroquinha (0125-03) farão base operacional no Campo da Pólvora.
Táxi e mototáxi
Para garantir melhor atendimento ao público, será mantido o ponto de táxi e mototáxi da Praça Castro Alves, em frente ao Hotel Fasano. À medida que a via for sendo liberada, serão reativados os pontos do Elevador Lacerda, da Rua da Misericórdia e do Terreiro de Jesus.
Equipes da Semob e prepostos das concessionárias estarão na região para orientar os usuários sobre as alterações.
Festa de Santa Bárbara
A Irmandade dos Homens Pretos realiza, ao longo de dezembro, a tradicional Festa de Santa Bárbara, no Centro Histórico de Salvador. As atividades serão concentradas na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, com programação religiosa e cultural aberta ao público.
O principal dia da festa será na próxima quinta-feira (4). A programação começa às 6h, com a Alvorada de Fogos, seguida da Salva dos Clarins às 7h. Às 8h, haverá missa campal, que antecede a procissão pelas ruas do Pelourinho.
Onde acontece a Festa de Santa Bárbara em Salvador? O cortejo sairá da Igreja do Rosário dos Pretos e passará pelas ruas Gregório de Mattos, João de Deus, Terreiro de Jesus, Praça da Sé e Ladeira da Praça. O trajeto inclui parada no Corpo de Bombeiros, na Barroquinha, onde a corporação prestará homenagem à sua padroeira.
Origem da Festa de Santa Bárbara
Todos os anos, a Festa de Santa Bárbara abre, em 4 de dezembro, o calendário das festas populares da Bahia, que vai até o Carnaval. Realizada no Centro Histórico de Salvador, a celebração reúne fé, sincretismo, devoção popular e muitas referências às religiões de matriz africana, especialmente à Iansã, orixá dos ventos e tempestades.
Mas, apesar de conhecer a celebração, talvez, vez ou outra, você se pergunte: qual é a origem da Festa de Santa Bárbara?
A pesquisadora Carla Bahia, que estuda a celebração, explicou que festa se distingue pelo simbolismo e pela força popular: “A festa de Santa Bárbara, por si só, chama a atenção. Ela é quente. Ela não é só vermelha, é vermelha, branca, rosa. Ela tem brilho, tem borboletas nos torsos. Ela tem perfume de acarajé, de dendê. Ela tem brilho nos olhos, tem pedido de: ‘Por favor, minha mãe, não me abandone’”.
Além da Festa de Santa Bárbara, Salvador é marcada pela Lavagem do Bonfim, maior celebração religiosa da Bahia. Você conhece a história do cortejo?
A devoção a Santa Bárbara em Salvador remonta ao século XVII, quando uma imagem trazida por portugueses foi entronizada no então Morgado de Santa Bárbara, no Comércio. Ao longo dos séculos, a festa passou por diferentes locais, acompanhando mudanças urbanas e históricas, até se consolidar no Pelourinho.
Padroeira dos bombeiros, mineiros e artilheiros, Santa Bárbara também é invocada contra raios e tempestades. Sua história, segundo a tradição cristã, remonta ao século III, quando foi martirizada após se converter ao cristianismo.
O sincretismo religioso marca a celebração. Muitos devotos associam a santa a Iansã, e não é incomum ouvir saudações como “Saravá”, “Oiá” e “Epà Hey” durante a procissão. De acordo com Elisangela Silva, presidente do Afoxé Filhos de Korin Efan, o momento reforça a união entre culturas. “Para nós, o dia 4 é uma data muito importante, porque, enquanto instituição cultural negra com influência do candomblé, celebramos Santa Bárbara e também Iansã”, afirma.
Registrada como Patrimônio Imaterial da Bahia desde 2008, a Festa de Santa Bárbara é considerada um símbolo de fé e resistência. Para o padre Lázaro, a celebração traduz simplicidade e acolhimento. “É sempre uma honra celebrar a festa de Santa Bárbara, sempre uma alegria, porque é uma festa que, pela sua espontaneidade, se estabelece, porque o povo vem, os devotos chegam e a gente não precisa fazer grandes movimentações, pois os devotos estão aí e vêm rezar, porque já tem no sangue essa devoção”, afirma.
LEIA MAIS: Transporte no Centro Histórico terá operação especial para o Natal Salvador
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).