Motorista promete deixar profissão após acidente em Pernambuco com 15 mortes

Divani Rodrigues conduzia ônibus que tombou na BR-423; ele relatou que veículo perdeu freio em ladeira em acidente em Pernambuco

Por Matheus Caldas.

Abalado e com um ferimento na mão, o motorista Divani Rodrigues Rocha Júnior afirmou que pretende abandonar a profissão depois de sobreviver ao grave acidente ocorrido na noite desta sexta-feira (17), na BR-423, entre os municípios de Paranatama e Saloá, em Pernambuco. O ônibus que ele conduzia tombou em uma serra e deixou 15 mortos e 17 feridos.

O veículo seguia de Santa Cruz do Capibaribe (PE) para Brumado (BA), transportando entre 30 e 33 passageiros, a maioria comerciantes que haviam viajado ao polo de confecções do Agreste para fazer compras.

Divani desabafou dizendo que não pretende mais trabalhar como motorista. “Eu fico muito triste. Nunca passei por isso e é muita tristeza. Eu vou abandonar o serviço, eu parei. Depois do que eu passei, esse constrangimento, eu não quero mais”, afirmou.

Segundo Divani, o acidente aconteceu quando o ônibus perdeu o freio durante a descida de uma ladeira íngreme. “O carro vinha em velocidade normal, tranquilo, os freios estavam bons, o carro era bom. Quando comecei a descer, o carro perdeu o freio. Eu não sei se estourou uma mangueira ou o que foi”, relatou o motorista em entrevista à página Comando Policial (assista abaixo).

Ele contou que, após o tombamento, tentou pedir socorro e ajudar as vítimas. “Eu tinha uma escolta na frente, o cara foi pedindo socorro, eu também, gritando. Consegui sair rápido, eu e o outro motorista”, disse.

O guia do grupo, que também estava no ônibus, sobreviveu e foi levado para o hospital. Divani afirmou que o trajeto era conhecido, já que realizava a rota entre a Bahia e Pernambuco há cerca de um ano e meio.

Questionado sobre o uso de cinto de segurança pelos passageiros, o motorista declarou que não tinha acesso a essas informações, pois essa responsabilidade ficava a cargo do guia.

O outro motorista que estava no veículo também sobreviveu e, segundo informações preliminares, permanece internado.

Prefeito de Brumado se solidariza com acidente em Pernambuco

O prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes (Avante), se solidarizou com as vítimas do acidente em Pernambuco que deixou ao menos 15 pessoas mortas, após um ônibus tombar no trecho entre os municípios de Paranatama e Saloá.

Em publicação nas redes sociais, Abrantes confirmou que o veículo saiu de Brumado. O jornal Diário de Pernambuco indica que havia 30 pessoas no veículo. “O veículo havia saído da nossa cidade e tinha entre os passageiros pessoas da nossa região”, afirmou.

“Nesse momento de extrema dor, me solidarizo e abraço cada família, orando para que Deus possa confortar os corações de todos”, acrescentou.

Acidente em Pernambuco deixou 15 pessoas mortas | Foto: PRF

Acidente em Pernambuco

O ônibus saiu da cidade de Brumado, no sudoeste da Bahia, com destino a Santa Cruz do Capibaribe (PE). O acidente ocorreu na Serra dos Ventos, localidade conhecida pela pista sinuosa. Segundo o portal Achei Sudoeste o número de vítimas do acidente de ônibus subiu para 15, após confirmação feita à reportagem pela Polícia Civil.

O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado por volta das 20h e enviou cinco viaturas para atuar nas operações de salvamento e resgate. Também participaram da mobilização a Polícia Militar, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Instituto de Criminalística (IC) e a Polícia Civil.

Os feridos foram encaminhados ao Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns. Até o momento, o estado de saúde das vítimas do acidente de ônibus e suas identidades não foram divulgados pelas autoridades.

Jerônimo presta solidariedade após acidente de ônibus

Em nota, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), informou que foi comunicado na madrugada deste sábado (18) sobre “o gravíssimo acidente ocorrido em Pernambuco que levava passageiros originados da Bahia”.

Segundo o comunicado, “o governador mobilizou a Secretaria de Saúde, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Técnica para os trabalhos de socorro e também de identificação de vítimas fatais”.

A nota acrescenta ainda que Jerônimo “mantém-se acompanhando o trabalho da sua equipe e manifesta profundo pesar pela perda de vidas, pelos feridos e por todas as famílias. O governo continuará dando todo apoio necessário e também atuará em conjunto com as prefeituras dos municípios afetados por esta tragédia”.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.