Pescadores terão vagão exclusivo no VLT de Salvador

O Veiculo Leve sobre Trilhos (VLT) terá um vagão exclusiva para pescadores e marisqueiras da região do Subúrbio Ferroviário de Salvador

Por Laraelen Oliveira.

O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) terá um vagão destinado ao transporte de pescados, com capacidade para até 240 quilos por viagem. O espaço foi desenvolvido para facilitar o transporte dos pescadores e marisqueiras de áreas pesqueiras do Subúrbio Ferroviário de Salvador. Foi realizado, nesta sexta-feira (19), a primeira viagem teste do novo modal, em que foi mostrado todo o interior do VLT durante seu trajeto. 

A dificuldade dos pescadores de Salvador em transportar sua mercadoria no transporte público (ônibus e metrô) é um problema histórico que envolve normas de higiene, espaço e resistência cultural/Crédito: Feijão Almeida/GOVBA

Serão aproximadamente 44 quilômetros de extensão e 47 paradas distribuídas em três trechos, sendo eles:

  • Ilha de São João-Comércio;

  • Peripe-Águas Claras;

  • Águas Claras-Piatã;

O sistema foi desenvolvido para integrar o metrô e atender regiões como Cajazeiras, Cidade Baixa, Subúrbio Ferroviário, Orla e Simões Filho. A expectativa do governo é que o primeiro trecho seja ativado no segundo semestre de 2026. 

VLT de Salvador: saiba como está o andamento das obras 

O Governo da Bahia anunciou por meio do Diário Oficial do Estado (DOE), o financiamento no valor de R$600 milhões para acelerar as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O patrocínio foi feito pela Caixa Econômica Federal, através do programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).

Com isso, as obras do Trecho 1 do VLT, que tem o objetivo de ligar a Estação da Calçada à Ilha de São João, chegaram a 50% de execução. O desenvolvimento das obras foi acompanhado pelo secretário da Casa Civil, Afonso Florence, e pelo presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eracy Lafuente.

O projeto total contempla cerca de 40 km de extensão e 34 a 42 paradas (dependendo da fase), divididas em três trechos principais/Foto: Matheus Caldas/Aratu On 

A operação assistida do VLT de Salvador deve começar em junho de 2026, portanto, daqui a seis meses. A estimativa é do presidente da Companhia dos Transportes da Bahia (CTB), Eracy Lafuente. O dirigente esteve presente na primeira viagem-teste do VLT de Salvador e indicou que o percurso Calçada-Lobato deve receber a chamada operação assistida, período de testes no qual o modal funcionará com capacidade reduzida e sem cobrança de tarifa.

Leia também: Bahia está emitindo a nova CNH? Detran fala sobre expedição do documento

Leia também: IPVA 2026: confira quando vai começar, opções de pagamento e descontos

Leia também: Veja os itens mais esquecidos no metrô de Salvador e como recuperá-los

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.