Lavagem do Bonfim: veja como voltar para casa após o cortejo
Lavagem do Bonfim é tradicionalmente feita a pé; confira como voltar para casa após as festividades
Por Rosana Bomfim.
A tradicional Lavagem do Bonfim, que acontecerá nesta quinta-feira (15), é a maior festa religiosa popular de Salvador e conta com um percurso de 7,2 quilômetros de extensão. Tradicionalmente, o trajeto da Basílica de Nossa Senhora da Conceição até a Basílica do Senhor do Bonfim é feito a pé. Mas e a volta?
O Aratu On traz dicas de como retornar para casa com tranquilidade.
+ Aratu On terá transmissão ao vivo da Lavagem do Bonfim 2026; confira

Confira as opções disponíveis
Ao todo, 19 linhas regulares vão operar com horário estendido até 0h, atendendo diretamente a área da Lavagem do Bonfim.
Entre elas estão:
Vista Alegre x Ribeira;
Base Naval x Ribeira;
Fazenda Coutos x Ribeira;
Paripe x Ribeira;
Ribeira/Bonfim x Campo Grande;
Ribeira x Lapa;
Fazenda Grande do Retiro x Ribeira;
Ribeira x Federação;
Ribeira x Barbalho/Fazenda Garcia;
Massaranduba x Estação Hiper BRT;
Ribeira x Estação Hiper BRT;
Ribeira x Rio Sena/Avenida Santa Terezinha;
Santa Cruz x Calçada/Bonfim;
Vale das Pedrinhas x Vila Rui Barbosa;
Cabula VI x Ribeira (R2);
Terminal Acesso Norte x Ribeira;
Cajazeira 11 x Ribeira.
Para reforçar o transporte para a Lavagem do Bonfim, 36 ônibus reguladores ficarão posicionados no Largo do Papagaio, na Ribeira, das 13h às 22h.
Na Estação da Lapa, outros 10 veículos reguladores atuarão no mesmo horário, com o objetivo de atender aos picos de demanda e reduzir o tempo de espera dos usuários.

Durante a Lavagem do Bonfim, os ascensores urbanos vão funcionar gratuitamente, facilitando o deslocamento entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa.
O Elevador Lacerda, reinaugurado pela prefeitura, operará das 6h às 22h, enquanto o Elevador do Taboão funcionará das 6h30 às 18h30. Os planos inclinados Gonçalves e Liberdade/Calçada terão funcionamento das 6h às 19h, e o Plano Inclinado do Pilar, das 6h30 às 19h.
Para quem quiser fazer o caminho de volta pela Baía de Todos-os-Santos, é possível descer pela lateral da Basílica do Bonfim até a costa, onde barqueiros realizam a travessia de volta para o Comércio.
O preço varia conforme o tamanho da embarcação, a quantidade de pessoas e o destino, a partir de R$ 50, em média. A viagem pode terminar no Comércio, Gamboa ou Barra.
Lavagem do Bonfim terá pontos de hidratação ao longo do circuito
Ao percorrer o trajeto entre a Conceição da Praia e a Colina Sagrada durante a Lavagem do Bonfim, os participantes costumam enfrentar um longo caminho de devoção, celebração, muito sol e calor.
Nesta edição, os fiéis contarão com pontos de hidratação durante todo o percurso dos 8 KM, que sai da região do Comércio em direção à Colina Sagrada, no bairro do Bonfim. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) disponibilizou pelo menos 100 mil copos biodegradáveis de água tratada, que serão entregues pelo CBMBA durante o cortejo do Senhor do Bonfim.
LEIA MAIS: Lavagem do Bonfim e Festa de Iemanjá são feriados em Salvador? Entenda
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).