VLT de Salvador entra em fase crucial na construção do Trecho 1
VLT de Salvador entra em fase crucial de construção para a movimentação do Trecho 1; veja como estão as obras do novo transporte
Por Laraelen Oliveira.
O Veículo Leve de Transporte (VLT) de Salvador iniciou a próxima fase de sua construção, nesta terça-feira (4). A Subestação Primária Calçada foi energizada e tem a capacidade de alimentar todo o Trecho 1 do transporte. Até o momento, cerca de quatro quilômetros de rede foram alimentados, permitindo o funcionamento do sistema até a Ponte São João.

A subestação é uma das quatro unidades primárias que integram o sistema elétrico do VLT, responsável por receber e rebaixar a energia recebida da Coelba e distribuir para as subestações retificadoras, que são as estruturas encarregadas de converter a corrente alternada em corrente contínua, que alimenta a rede aérea de tração e garante o deslocamento dos trens.
De acordo com o consultor técnico do Consórcio VLT Nerk, Fabrício Magalhães, os Trechos 1, 2 e 3 do sistema contarão com quatro subestações primárias e 20 subestações retificadoras. “Com a energização da Subestação Calçada, que reduz a tensão de 69 para 13.8 kV, já estaremos aptos para alimentar grande parte do Trecho. Essa Subestação permitirá realizar os testes da retificadora, da rede aérea de tração e dos nossos trens, garantindo o avanço das próximas etapas de implantação.”, explicou Magalhães.
Obras do VLT: veja o processo de desenvolvimento do novo transporte público de Salvador
O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), com investimento superior a R$5 bilhões, substituirá o antigo trem do subúrbio e ligará diversas regiões de Salvador e da Região Metropolitana e tem previsão de entrega entre o final de 2026 e 2027.
A histórica Ponte São João, que liga os bairros do Lobato e Plataforma, no Subúrbio de Salvador, passou por um processo de elevação e restauração da sua estrutura. O serviço é mais uma etapa essencial para o avanço das obras do VLT, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e executada pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB).

Alguns meses após isso, foram realizados os últimos ajustes técnicos e operacionais, além da pintura e plotagem de um dos trens do novo modal. A atividade foi acompanhada de perto, na fábrica da Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), localizada em Hortolândia (SP), pelo governador Jerônimo Rodrigues e uma comitiva de lideranças comunitárias do Subúrbio de Salvador.
As obras do VLT de Salvador e Região Metropolitana avançaram para a etapa de descarregamento dos primeiros três mil metros de trilhos que serão utilizados no Trecho 2 do sistema, que liga Paripe a Águas Claras. O desembarque, iniciado no último dia 29, prevê a chegada de 27,5 mil metros de trilhos até novembro, o que corresponde a 67% do total de material necessário para esse trecho.
O Governo da Bahia chegou a anunciar no dia 28 de outubro, por meio do Diário Oficial do Estado (DOE), o financiamento no valor de R$600 milhões para acelerar as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O patrocínio foi feito pela Caixa Econômica Federal, através do programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).
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