Bloco Camaleão faz releitura da primeira mortalha no Carnaval 2026
40 anos depois, Bloco Camaleão faz releitura da primeira mortalha - usada em 1986
Por Juana Castro.
O Bloco Camaleão levará para o Carnaval de Salvador em 2026 uma releitura da primeira mortalha produzida para o bloco, em 1986. A arte do abadá do domingo, primeiro dia de desfile, é assinada por Pedrinho da Rocha e faz referência direta ao design original criado na década de 1980.
A proposta resgata elementos visuais que marcaram a estreia do Camaleão, agora reinterpretados com um olhar contemporâneo. O novo design busca contar uma história que atravessa gerações e reafirma a identidade construída ao longo de quatro décadas de participação na folia baiana.

Referências e criação artística
Idealizado por Pedrinho da Rocha, o abadá traz cores e desenhos que remetem ao primeiro modelo do bloco. “Nos anos 80 ainda tinha uma influência do tropicalismo e eu quis fazer uma homenagem àquele mundo tropical que a gente vivia, representando um pouco aquela questão da natureza, das florestas”, comentou o designer.
Sob o comando de Bell Marques, o Bloco Camaleão desfila no domingo, na segunda e na terça-feira de Carnaval, no Circuito Barra-Ondina, reunindo clássicos do axé music e mantendo a tradição de arrastar milhares de foliões.

Camaleão: 40 anos de história
Em 2026, o Camaleão celebra 40 anos desde a criação de sua primeira fantasia e segue consolidado como um dos blocos mais disputados do Carnaval de Salvador. “Celebrar os 40 anos dessa fantasia é mais do que revisitar uma imagem marcante do Camaleão - é reverenciar a criatividade e a ousadia de Pedrinho da Rocha, que em 1986 transformou arte em identidade”, afirmou Joaquim Nery, diretor do bloco.
Segundo ele, a releitura mantém viva a memória do Carnaval da Bahia. “Essa fantasia atravessou gerações, virou símbolo e segue viva, colorida e pulsante, como o próprio Carnaval da Bahia. Vamos reviver essa história em 2026”, completou.

Venda e retirada de abadás do Camaleão
O Camaleão vai desfilar no domingo, segunda e terça de Carnaval, sempre com concentração do bloco às 15h. Os ingressos custam a partir de R$ 1490 e seguem à venda na loja da Central do Carnaval, localizada no 2º e 3º pisos do Shopping da Bahia, e também pelo site oficial da Central do Carnaval.
O folião que já garantiu seu acesso poderá retirar o abadá entre os dias 10 e 14 de fevereiro, das 12h às 20h, e do dia 15 ao dia 17, das 10h às 18h, no estacionamento i1, no Shopping da Bahia.
Quem ainda não comprou seu abadá poderá adquirir o pacote dos três dias ou comprar o acesso individual. Vale ressaltar, no entanto, que os abadás VIPs de segunda e terça já estão esgotados, segundo divulgou o bloco.
Bell Marques concorre ao Troféu Aratu Folia; saiba como votar
Neste ano, Bell aposta na música "Que Calor é Esse" para o Carnaval. A canção, inclusive, concorre ao Troféu Aratu Folia.
O resultado da enquete sai no dia 15 de fevereiro, domingo de Carnaval, dia final da votação. Até lá, foco no Aratu On!
Como são MUITAS músicas, a gente criou uma playlist com os principais lançamentos e apostas dos artistas para a festa. Clique aqui e comece a ouvir!
E, agora, você me diz: qual é a música do Carnaval de Salvador 2026?
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).