Fantasia eterna? Com 13 dias de festa, foliões projetam Carnaval 2027 em Salvador

Mudanças e 'ampliação' do Carnaval de Salvador foram anunciadas nesta terça-feira (17)

Por, Juana Castro e João Tramm.

“Eu queria que essa fantasia fosse eterna”, diz um dos maiores hinos do Carnaval, “Baianidade Nagô”. Mas será que os foliões aguentariam se assim fosse?

Com a confirmação de que o Carnaval de Salvador 2027 terá 13 dias de programação, incluindo o pré-Carnaval - com eventos como Pipoco, Fuzuê e Furdunço -, foliões já começam a projetar como pretendem aproveitar a maratona momesca e o que esperam da próxima edição.

A baiana Lilian Almeida contou que costuma curtir todos os dias de folia, mas não abre mão do descanso na Quarta-feira de Cinzas. “Aproveitar uma praiazinha”, revelou ao Aratu On, nesta terça-feira de Carnaval (17), no Campo Grande, em Salvador.

Fantasiada de “Mounjaro para uso exclusivo de gulosos” - sendo o “guloso” o companheiro dela -, Lilian elegeu a pipoca da cantora Ivete Sangalo como a melhor da festa.

Lilian Almeida foi fantasiada de caneta emagrecedora no último dia de Carnaval em Salvador | Foto: Aratu On

A ampliação da programação foi anunciada pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil) no último dia oficial da folia. Em 2027, a capital baiana contará com 13 dias de eventos, considerando as atrações do pré-Carnaval.

Renovação e expectativa para 2027

Se para muitos a experiência já se repete há anos, para outros tudo ainda é novidade. Enquanto uns já viveram vários carnavais, o pequeno Joaquim, de 1 ano e 8 meses, curtiu o seu primeiro. A mãe, a autônoma Lívia Regina dos Santos, fantasiou o menino como pirata, mas a fantasia foi se “desfazendo” aos poucos e, de repente, ele já estava com uma pokebola na mão, correndo no início do circuito.

Lívia Regina levou o filho, o pequeno Joaquim, para seu primeiro Carnaval | Foto: Aratu On

Mas não são só as crianças que tiveram novas experiências. A turista Ana Branca veio para Salvador descansar, mas não resistiu à folia. Disse, ainda, que houvesse Carnaval o ano inteiro, participaria durante todo o tempo. Por isso, para ela, o fim também faz parte de uma boa experiência.

“O sentimento que esse Carnaval deixou é de alegria, paz, gratidão por isso aqui existir, esse estado existir. Está tão lindo, recepcionando tão bem os turistas.”

Ana destacou a pipoca da banda “Mudei de Nome” como a sua favorita, citando a energia, o axé e o conjunto da apresentação. Mesmo sendo o primeiro Carnaval dela em Salvador, garante que pretende voltar. “Vou voltar em 2027. E mais preparada. Viemos para descansar, não para o Carnaval, mas resolvemos cansar”, brincou.

Para o próximo - e maior - Carnaval, afirma que terá disposição para encarar todos os 13 dias de festa. “Isso aqui foi só um preparativo para o que virá em 2027. Que seja tão belo quanto esse. Não sei se tem como aprimorar, porque, para mim, isso aqui já está perfeito.”

A turista Ana Branca veio para Salvador descansar, mas não resistiu à folia. | Foto: Juana Castro/Aratu On

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.