Gari destaca esforço e pede colaboração dos foliões no Carnaval: 'Serviço essencial'
A gari Eliana Ribeiro, que atua na operação especial de limpeza do Carnaval de Salvador, conversou com o repórter João Tramm
Por, João Tramm e Bruna Castelo Branco.
A gari Eliana Ribeiro, que atua na operação especial de limpeza do Carnaval de Salvador, falou, em entrevista ao repórter João Tramm, do Aratu On, sobre participar da força-tarefa montada para a festa.
“Nosso serviço é essencial, estamos aqui para manter a cidade limpa. É muito gratificante entregar a cidade limpa e o melhor para Salvador”, afirmou.
+ Aratu On começa transmissões ao vivo do Carnaval de Salvador nesta quinta (12)
+ Guia completo: confira a programação do Carnaval de Salvador 2026

Questionada se consegue descansar durante os dias intensos de folia, ela garantiu que a equipe consegue conciliar esforço e descanso. "Consegue, sim! A gente descansa, trabalha, descansa, trabalha, mas, a gente consegue!", disse.
Sobre a colaboração dos foliões para facilitar o trabalho dos profissionais da limpeza, Eliana reconheceu os desafios, mas reforçou a importância da conscientização. “Lixo na rua não tem como não deixar, mas, vamos jogar no local correto, não fazer 'pipi' rua, e a gente faz o nosso trabalho!”, declarou.

Megaoperação da Limpurb
Mais de 3 mil profissionais atuarão na megaoperação montada pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) durante o Carnaval 2026. A força-tarefa abrangerá todos os circuitos oficiais, além das festas realizadas em bairros e ilhas da capital baiana.
Ao todo, serão empregados 188 equipamentos, entre triciclos, caminhões-baú, caminhões-pipa, caminhões compactadores e caminhões de sucção. Também serão disponibilizados 3.300 banheiros químicos e 90 banheiros climatizados, distribuídos em cerca de 200 pontos dos circuitos, incluindo unidades acessíveis para pessoas com deficiência (PCD). A relação com a localização dos sanitários está disponível nas redes sociais da Limpurb.
Os serviços incluem varrição manual e mecanizada, coleta de resíduos, lavagem de vias e logradouros, além da instalação, limpeza e manutenção de sanitários públicos. As ações contemplam os circuitos oficiais, acessos e bairros que integram a programação da festa.

Abrangência
A operação atende os cinco principais circuitos do Carnaval: Orlando Tapajós (Ondina/Barra), Sérgio Bezerra (Farol da Barra/Morro do Cristo), Batatinha (Centro Histórico), Osmar (Centro) e Dodô (Barra/Ondina).
Também são contemplados os circuitos Mestre Bimba (Nordeste de Amaralina), Riachão (Garcia) e das Águas (Itapuã), além de bairros e ilhas como Liberdade, Cajazeiras, Plataforma, Periperi, Paripe, Boca do Rio, Piatã, Abaeté, Pau da Lima, Ilha de Maré, Ilha dos Frades e Ilha de Bom Jesus.
Sustentabilidade
Como parte das ações ambientais, foram instaladas oito Centrais de Apoio ao Catador, destinadas à compra e venda de materiais recicláveis. Os espaços são gerenciados por cooperativas, com infraestrutura fornecida pela Limpurb, incluindo caminhões-baú para o transporte diário dos materiais até as sedes das entidades.
A empresa também apoia mais uma edição do projeto “Plástico é Vida, Reciclando na Avenida”, voltado à coleta específica de plásticos durante as madrugadas, paralelamente à limpeza dos circuitos. O material recolhido será destinado à Cooperativa de Trabalho dos Recicladores da Unidade do Ogunjá (Cooperbari).
Música do Carnaval: Prêmio Aratu Folia
Ano vai, ano vem, mas uma coisa nunca muda: a vida só começa de verdade depois do Carnaval. E o que é o Carnaval de Salvador sem música? Para reconhecer e premiar as canções mais populares da folia soteropolitana, o Aratu On lança o Troféu Aratu Folia - e quem vai escolher o vencedor vai ser você.
O resultado da enquete sai no dia 15 de fevereiro, domingo de Carnaval, dia final da votação. Até lá, foco no Aratu On!
Como são MUITAS músicas, a gente criou uma playlist com os principais lançamentos e apostas dos artistas para a festa. Clique aqui e comece a ouvir!
E, agora, você me diz: qual é a música do Carnaval de Salvador 2026?
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).