Residência em dança: inscrições abertas para jovens pretos e LGBTQIAPN+ de Salvador

Guiada pelos artistas e coreógrafos Marcos Ferreira e Ruan Wills, a oficina acontecerá no Centro Cultural Ensaio e os interessados podem se inscrever de 20 de outubro a 7 de novembro

Por Da redação.

Em um convite que une o "batuque do ontem e o silêncio do agora", o projeto “Dembwa – Mapear o Movimento: tempo, memória e ancestralidade” anuncia a abertura de inscrições para sua nova Residência Artística em Dança. A iniciativa é voltada para jovens artistas pretos e LGBTQIAPN+ de Salvador, a partir dos 16 anos.

As inscrições acontecem de 20 de outubro a 7 de novembro e devem ser feitas através do formulário disponível no perfil do Instagram: @dembwa_.

Guiada Pelos Artistas E Coreógrafos Marcos Ferreira E Ruan Wills, a Oficina Acontecerá No Centro Cultural Ensaio E Os Interessados Podem Se Inscrever De 20 De Outubro a 7 De Novembro

Sobre a residência

A residência, com o mesmo título do projeto e guiada pelos artistas e coreógrafos Marcos Ferreira e Ruan Wills, propõe um espaço de pesquisa e criação compartilhada. O objetivo é investigar o movimento como uma expressão que atravessa o tempo, convoca a memória e se enraíza na ancestralidade, compreendendo o corpo como "documento, território e encruzilhada".

“Convidamos bailarinos, performers e artistas do corpo a mergulharem em uma pesquisa sensível sobre o gesto como linguagem de cura, resistência e afirmação,” explica Marcos Ferreira.

Serão selecionados dez participantes, que receberão um cachê de R$ 1.000,00. O projeto reforça o compromisso com a acessibilidade, contando com intérpretes de Libras em seus encontros.

Residência Em Dança

Local e Datas

A residência será realizada no Centro Cultural Ensaio, em Salvador, com encontros presenciais nas seguintes datas e horários:

20/11 (quinta): 14h às 18h

21/11 (sexta): 8h às 12h

22/11 (sábado): 8h às 10h

24/11 (segunda): 8h às 12h

28/11 (sexta): 8h às 12h

29/11 (sábado): 8h às 10h

Expansão e Espetáculo “Dembwa”

A residência surge como expansão do espetáculo “Dembwa”, obra coreográfica de Marcos Ferreira e Ruan Wills, que emerge de suas experiências autobiográficas como homens pretos, periféricos, afeminados e filhos de terreiro. A obra combina dança contemporânea e linguagens das ruas periféricas de Salvador e do Rio de Janeiro.

Temporada no Teatro Gregório de Mattos

Após o período da residência, o projeto realiza a temporada do espetáculo “Dembwa” no Teatro Gregório de Mattos, em dois finais de semana:

Período: De 21 a 30 de novembro

Horários: Sextas, às 19h | Sábados e Domingos, às 16h

Financiamento

O projeto “Dembwa - Mapear o movimento: tempo, memória e ancestralidade” é contemplado pelo edital Territórios Criativos – Ano II, com recursos da Fundação Gregório de Mattos, da Prefeitura de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura, Governo Federal.

Serviço

O quê: Inscrições para a Residência Artística “Dembwa – Mapear o Movimento: tempo, memória e ancestralidade”

Público-alvo: Jovens artistas pretos/as e LGBTQIAPN+ de Salvador, a partir de 16 anos.

Período de Inscrição: 20/10 a 07/11

Link para Inscrição e Mais Informações: Perfil do Instagram @dembwa_

Local da Residência: Centro Cultural Ensaio, Salvador.

Cachê: R$ 1.000,00 para dez selecionados.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.