Trabalhadores da Petrobras aprovam greve nacional a partir de segunda (15)

Os trabalhadores do Sistema Petrobras aprovaram uma greve nacional a partir da zero hora da próxima segunda-feira (15)

Por Bruna Castelo Branco.

Os trabalhadores do Sistema Petrobras aprovaram uma greve nacional a partir da zero hora da próxima segunda-feira (15), após considerarem “insuficiente” a segunda contraproposta apresentada pela companhia para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). A decisão foi confirmada pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) nesta quarta-feira (10).

Os trabalhadores do Sistema Petrobras aprovaram uma greve nacional a partir da zero hora da próxima segunda-feira (15). | Foto: Agência Brasil

Segundo a entidade, a nova proposta foi entregue pela Petrobras na terça-feira (9), mas não avançou em pontos considerados centrais desde o início das negociações. Entre eles está a busca por uma solução definitiva para os Planos de Equacionamento de Déficit (PEDs) da Petros, que impactam diretamente a renda de aposentados e pensionistas.

Os petroleiros também reivindicam aprimoramentos no plano de cargos e salários e garantias de recomposição sem aplicação de mecanismos de ajuste fiscal, além de outras demandas.

“Com a rejeição da segunda contraproposta, os sindicatos notificarão a empresa sobre a paralisação na sexta-feira”, informou a FUP.

Segundo a entidade, a nova proposta foi entregue pela Petrobras na terça-feira (9), mas não avançou em pontos considerados centrais. | Foto: Agência Brasil

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.