Como e quando se inscrever no Enem: passo a passo

Saiba como e quando se inscrever no Enem, a principal forma de acesso ao ensino superior do Brasil

Por Júlia Naomi.

O Exame Nacional do Ensino Médio foi instituído em 1998, para avaliar o desempenho escolar de estudantes na etapa final da educação básica. Desde 2009, a prova passou a ser utilizada como forma de acesso à educação superior. Para aqueles que têm dúvidas, o Aratu On preparou um tutorial sobre como e quando se inscrever para o Enem.

Saiba como e quando se inscrever para o Enem. Foto: Shutterstock / Brenda Rocha

Quem pode fazer o Enem?

Pessoas matriculadas no último ano do ensino médio ou que já tenham concluído a educação básica podem fazer a prova do Enem como forma de ingresso no ensino superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni). 

Alunos matriculados em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também podem participar da avaliação. A partir da edição de 2025, a prova volta a valer como conclusão do ensino médio, desde que o participante tenha mais de 18 anos e alcance a pontuação mínima (450 pontos) em cada área de conhecimento da prova e na redação (500 pontos).

Estudantes que ainda não concluíram o ensino médio e não estão no último ano da etapa da educação, mas desejam se preparar para edições futuras do Enem, podem participar da prova como candidatos treineiros. Os resultados da prova são divulgados depois dos concorrentes oficiais e não poderão ser usados como forma de ingresso em instituições de ensino superior.

Enem 2025 tem 4.811.338 participantes confirmados. Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil

Como se inscrever no Enem?

Nas últimas cinco edições do Enem, as inscrições ocorreram entre os meses de maio e junho, de modo que este é um período em que os candidatos devem ficar atentos, para não perderem a chance de participar. Veja passo:

  1.  As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, na Página do Participante do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira);

  2.  Na tela inicial, deve-se preencher o número do CPF e a data de nascimento do participante, seguida de uma ficha com outros dados pessoais, como número de identidade e endereço;

  3. O candidato deve criar uma senha com no mínimo seis e no máximo dez caracteres, que possibilitará consultar o resultado do exame, a fim de participar de processos seletivos que usam a prova como critério;

  4. Na sessão seguinte, o candidato indica se necessita de algum tipo de atendimento especializado para fazer a prova;

  5. Depois, deve selecionar um idioma entre as opções Enem inglês e Enem espanhol, para responder a prova de língua estrangeira. Também é preciso escolher a cidade onde deseja realizar o exame;

  6. Na etapa seguinte, o participante responde informações sobre sua situação no ensino médio;

  7. Em seguida, deve preencher um questionário socioeconômico com questões sobre renda e grupo familiar;

  8. Ao final da inscrição, o candidato deve imprimir o boleto e realizar o pagamento até a data de vencimento. Caso contrário, a inscrição será cancelada.

A taxa de inscrição costuma ser de R$ 85,00 e pode ser paga em agências bancárias, casas lotéricas e aplicativos de bancos.

Isenção da taxa de inscrição do Enem

O Inep prevê a gratuidade para pessoas que se enquadrem nos seguintes perfis:

  • Matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública (em 2025);

  • Aqueles que fizeram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada e que possuam renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio;

  • Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal;

  • Participantes do programa Pé-de-Meia, do MEC.

Participantes que não compareceram aos dois dias de provas do Enem anterior precisam justificar a ausência caso queiram participar de outra edição gratuitamente.

Programa Pé de Meia oferece um incentivo financeiro para estudantes de baixa renda concluírem a educação básica. Foto: Divulgação

Documentação para garantir a gratuidade no Enem

Para garantir a isenção, o Ministério da educação exige os seguintes documentos que comprovem que o candidato não tem condições financeiras de pagar a inscrição:

  • Documento de identificação do estudante e dos demais membros que compõem o núcleo familiar; 

  • Declaração que comprove a realização de todo o ensino médio em escola pública ou histórico escolar do ensino médio, com assinatura e carimbo da escola. No caso de bolsista, deve ser incluída declaração da escola que comprove a condição de bolsista integral em todo o ensino médio;

  • Comprovante da renda declarada referente ao mês corrente ou até três meses anteriores;

  • Comprovante de pagamento (holerite ou contracheque, recibo de pagamento por serviços prestados, envelope de pagamento, declaração do empregador, entre outros);

  • Declaração original, assinada pelo próprio interessado, para os autônomos e trabalhadores em atividades informais, contendo as seguintes informações: nome, atividade que desenvolve, local onde a executa, telefone, há quanto tempo a exerce e renda bruta mensal em reais;

  • Extrato de rendimentos fornecido pelo INSS ou por outras fontes, referente à aposentadoria, auxílio-doença, pensão, pecúlio, auxílio-reclusão e previdência privada. Na ausência desses documentos, apresentar extrato bancário identificado, com o valor do crédito do benefício;

  • Recibo de comissões, aluguéis, pró-labores e outros;

  • Recibo de seguro-desemprego e do FGTS;

  • Rescisão do último contrato de trabalho;

  • Comprovante do valor da pensão alimentícia (Na ausência desse documento, apresentar extrato ou declaração de quem a concede, especificando o valor);

  • Comprovantes de benefícios concedidos por programas sociais, como o Bolsa Família;

  • Declaração original da pessoa que concede ajuda financeira ao interessado, pagamento de despesas com escola ou de outras despesas, contendo as seguintes informações: nome, endereço, telefone, valor concedido e finalidade;

  • Comprovante de residência (conta de água, energia elétrica, gás, telefone, carnê de IPTU, correspondências oficiais ou bancárias).

  • Beneficiários CadÚnico: cópia do cartão com o NIS válido que contenha nome completo e CPF da mãe do participante. 

Inscrições do Enem para pessoas privadas de liberdade

Participantes privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa podem participar do Enem PPL, com inscrições feitas em período distinto, por um responsável pedagógico indicado por unidades prisionais ou socioeducativas.

Enem PPL. Foto: Agência Brasil

As provas do Enem PPL têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular. A única diferença está na aplicação, que ocorre dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelas unidades da Federação.

Na edição de 2025, as inscrições estão abertas desde o dia 6 outubro e vão até o dia 24 do mesmo mês. As provas serão realizadas em dezembro.

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