Inscrições para o Colégio da Polícia Militar terminam nesta sexta-feira
Processo seletivo do colégio da Polícia Militar oferece vagas para o ano letivo de 2026 em unidades da capital e do interior da Bahia
Por Ananda Costa.
As inscrições para o sorteio de vagas do colégio da Polícia Militar da Bahia entram na reta final e podem ser realizadas até as 23h59 desta sexta-feira (9). O processo seletivo é destinado a novos alunos para o ano letivo de 2026 e ocorre exclusivamente por meio de sorteio eletrônico.

De acordo com edital publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), estão sendo ofertadas 2.792 vagas para o Ensino Fundamental e Médio nas 16 unidades do colégio da Polícia Militar distribuídas pelo estado. Além disso, há 53 vagas para o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Nossa Senhora das Graças, a creche da Polícia Militar, localizada em Salvador, totalizando 2.845 vagas.
As inscrições devem ser feitas pela internet, no site www.pm.ba.gov.br/cpm2026, na opção “Realizar inscrição”. O sorteio eletrônico está previsto para o dia 16 de janeiro, às 10h, no Salão Nobre do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP), na Avenida Dendezeiros, na Vila Policial Militar do Bonfim, em Salvador. No ano passado, o sorteio foi realizado no dia 25 de janeiro, com a oferta de 3.141 vagas para o colégio da Polícia Militar e 50 vagas para a creche da corporação.
Distribuição de vagas para o Colégio da Polícia Militar

Na capital baiana, 70% das vagas do colégio da Polícia Militar são destinadas a filhos de policiais militares, bombeiros militares, servidores civis efetivos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, além de professores efetivos da Secretaria da Educação do Estado (SEC) que atuam nas unidades. Os 30% restantes são reservados ao público externo.
No interior do estado, a distribuição das vagas ocorre de forma igualitária, com 50% destinadas a dependentes de militares e servidores vinculados às instituições e 50% ao público externo.
Em caso de dúvidas, a Polícia Militar disponibiliza atendimento pelos telefones (71) 99614-4548 e (71) 99619-3616, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
LEIA MAIS: Governo sanciona lei que proíbe nomes ligados à ditadura em equipamentos públicos
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).