Sisu 2026: MEC autoriza usar notas de até três edições anteriores do Enem

A partir desta edição do Sisu, será possível utilizar notas obtidas em até três edições anteriores do Enem; 5 mil novas vagas serão abertas para cursos de tecnologia.

Por Rosana Bomfim.

Os estudantes que pretendem participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2026 terão mais flexibilidade para concorrer a uma vaga em universidades públicas. O Ministério da Educação passou a autorizar o uso de notas de até três edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Sisu 2026 e criou 5 mil novas vagas em cursos de tecnologia. A partir desta edição, será possível utilizar as notas obtidas em até três edições anteriores do Enem.

MEC autoriza uso de notas anteriores do Enem no Sisu, criando 5 mil novas vagas | Foto: Divulgação

Além da alteração nas regras, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou em 9 de outubro a criação de 5 mil novas vagas em cursos voltados à tecnologia e inovação, que serão disponibilizadas em universidades e institutos federais já a partir do Sisu 2026.

De acordo com o texto, o candidato poderá escolher a maior pontuação registrada no período para disputar as vagas ofertadas pelas instituições públicas de ensino superior. A medida, diz o MEC, busca ampliar oportunidades de ingresso no ensino superior e reduzir a pressão sobre os estudantes que não conseguem bom desempenho numa única edição do Enem.

Segundo o ministro, a iniciativa faz parte de uma estratégia para fortalecer a formação profissional em áreas estratégicas para o desenvolvimento do país.

Mec autoriza uso de notas anteriores do Enem no Sisu| Foto: Gov.com

As inscrições para o Sisu 2026 estão previstas para ocorrer entre os dias 20 e 24 de janeiro, conforme cronograma preliminar divulgado pelo MEC. O resultado do Enem 2025 deve ser publicado em 16 de janeiro, servindo como base para o início das inscrições.

Sisu

O Sisu é o sistema informatizado do MEC que reúne vagas de instituições públicas de ensino superior em todo o país. A seleção é feita com base nas notas do Enem, e os candidatos com melhor desempenho são classificados conforme o curso e a instituição escolhidos. O processo ocorre, tradicionalmente, no início de cada ano letivo.

LEIA MAIS: Inep libera Cartão de Confirmação do Enem 2025; veja como consultar

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.