MEC avalia aplicar Enem em países do Mercosul em 2026

Ministro da educação, Camilo Santana, falou sobre balanço do Enem 2025 e novidades para o próximo ano

Por Juana Castro.

Enem para países do Mercosul em 2026. Isso está nos planos do Ministério da Educação (MEC), segundo informou o ministro Camilo Santana na noite deste domingo (16). De acordo com ele, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recebeu a incumbência de iniciar um estudo para que o Exame Nacional do Ensino Médio seja aplicado também nos países do bloco econômico já a partir do ano que vem

O MEC considera, inclusive, a possibilidade de realizar o exame em formato digital no exterior. "Mas ainda é um estudo", ponderou Camilo Santana durante coletiva de imprensa.

Ministro da Educação, Camilo Santana, durante coletiva de imprensa na noite deste domingo (16)

Enem 2025: 'Praticamente sem intercorrências graves'

O ministro apresentou os dados preliminares da aplicação dos dois dias de provas deste fim de semana em todo o Brasil. Segundo Santana, o exame transcorreu "praticamente sem intercorrências graves", e registrou um índice de 70% de presença, "praticamente o mesmo índice de 2024".

De acordo com o levantamento preliminar do Inep, o Enem 2025 contou com mais de 4 milhões e 800 mil candidatos inscritos para os dois dias de avaliação. As provas foram aplicadas em 1.805 municípios, em 12 mil locais e 65 mil salas. Foram registrados 1.700 alunos eliminados por mau comportamento nesta edição.

Neste domingo, os estudantes responderam às questões de Ciências da Natureza e Matemática. O ministro informou que alguns locais de prova, citando apenas unidades no Rio Grande do Sul, enfrentaram problemas pontuais com queda de energia.

O ministro garantiu que todos os estudantes que se sentiram prejudicados por essas intercorrências poderão realizar novas provas nos dias 16 e 17 de dezembro. A solicitação deve ser protocolada a partir desta segunda-feira (17) até o dia 21 de novembro.

Enem e novidades para o Ensino Médio

Para o próximo ano, o MEC também anunciou uma nova função para o exame. O Inep utilizará o Enem para avaliar o Ensino Médio, mas apenas para os estudantes que estiverem cursando o 3º ano. Segundo Camilo Santana, a prova, no entanto, não substituirá a aplicação bianual do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Em relação ao cronograma de 2025, o ministro informou que o gabarito oficial da prova será divulgado na quinta-feira (20). O resultado final das provas está previsto para janeiro de 2026.

Sobre a segurança da aplicação, Santana destacou o uso de detectores de metais em todas as salas e o aumento do número de colaboradores. "Foram mais de 575 mil colaboradores, entre aplicadores, funcionários da faxina, trabalhando nos dois dias de Enem", afirmou o ministro.

Enem 2025 teve poucas intercorrências graves, avalia ministro | Foto: Marcelo Camargo/Ag. Brasil

Gabarito oficial do Enem

O Gabarito oficial do Enem 2025, referente ao primeiro dia de aplicação da prova, foi disponibilizado pelo Inep na última quinta-feira (13). Já o deste domingo (16) deve ser divulgado nos próximos dias. 

Neste segundo dia de provas, os estudantes responderam a 90 questões objetivas, divididas igualmente entre Matemática e Ciências da Natureza.

Em tempo: Motociclista 'salva' estudante de perder Enem em Salvador

O fechamento dos portões para o Enem - Exame Nacional do Ensino Médio - sempre gera momentos de tensão, e neste domingo (16), segundo dia de provas, não foi diferente. Em Salvador, um gesto de solidariedade por parte de um motociclista que trabalha por aplicativo assegurou que uma candidata conseguisse entrar a tempo para realizar a prova.

A situação aconteceu no campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). A estudante, que havia saído da região da Estrada das Barreiras, chegou ao local de aplicação faltando apenas dois minutos para o horário limite. Ao notar a possibilidade de atraso, o motociclista, cujo nome é Mateus,  decidiu não cobrar os R$ 5 da corrida, permitindo que a candidata não perdesse tempo com o pagamento e pudesse acessar rapidamente o local de prova.

No entanto, uma servidora da Secretaria da Educação, que acompanhava a movimentação e presenciou a atitude. Ela ficou sensibilizada pelo gesto de Mateus e pagou o dobro (dez reais) para o trabalhador, como forma de reconhecimento e agradecimento pela iniciativa com a estudante.

Outras pessoas que estavam no local comemoraram e aplaudiram a cena, que foi registrada em vídeo pela jornalista Kelly Hosana. Confira abaixo:

 

 

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.