Quem não compareceu ao Enem pode solicitar reaplicação a partir desta segunda
Reaplicação é destinada a candidatos afetados por problemas previstos no edital. Quem não compareceu ao Enem pode solicitar reaplicação a partir desta segunda
Por Rosana Bomfim.
Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 que não compareceram às provas poderão solicitar, a partir desta segunda-feira (17), a reaplicação do exame. O pedido deve ser feito exclusivamente pela Página do Participante, até o dia 21 de novembro.

Como funciona reaplicação do Enem
A reaplicação é destinada a candidatos que enfrentaram situações previstas no edital, como desastres naturais, problemas de infraestrutura no local de prova, falta de energia elétrica ou sintomas de doenças infectocontagiosas, como Covid-19, tuberculose, influenza e sarampo. Nesses casos, é obrigatório anexar documentos comprobatórios, que serão analisados pela equipe aplicadora do exame.
Quem faltou por motivos não contemplados pelo edital não tem direito à reaplicação. Já aqueles que compareceram apenas a um dos dias serão considerados ausentes no outro, mas receberão as notas das provas realizadas apenas para fins de autoavaliação, sem validade para seleção em programas educacionais.
Aplicação do Enem 2025
A edição deste ano foi realizada nos dias 9 e 16 de novembro, com provas de linguagens, ciências humanas e redação no primeiro domingo, e questões de matemática e ciências da natureza no segundo. Para a reaplicação, marcada para 16 e 17 de dezembro, a ordem e o conteúdo das questões serão mantidos.
Cidades do Pará como: Belém, Ananindeua e Marituba terão um calendário diferenciado por conta da realização da COP30, com provas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro. Além disso, o município de Rio Bonito do Iguaçu (PR), atingido por um tornado, também terá aplicação excepcional nas mesmas datas da reaplicação nacional.
+ MEC avalia aplicar Enem em países do Mercosul em 2026

O que é o Enem?
Criado para avaliar o desempenho dos estudantes ao final da educação básica, o Enem se consolidou como a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. A nota do exame é aceita por programas como o Prouni, além de ser utilizada em processos seletivos de universidades portuguesas.
Em 2025, o exame voltou a permitir a certificação do ensino médio. Mais de 98 mil candidatos maiores de 18 anos solicitaram o documento. Para obtê-lo, é necessário alcançar ao menos 450 pontos em cada área de conhecimento e 500 pontos na redação.
Recorde de inscritos
A edição deste ano ultrapassou 4,8 milhões de inscritos, acima dos 4,3 milhões registrados em 2024 e 38% a mais que o total de 2022, indicando uma retomada no interesse pelo exame.
Cronograma do Enem 2025
-
Aplicação nacional: 09 e 16/11
-
Belém, Ananindeua e Marituba (PA): 30/11 e 07/12
-
Rio Bonito do Iguaçu (PR): 16 e 17/12
-
Reaplicação: 16 e 17/12
-
Divulgação dos resultados: 16/01/2026
LEIA MAIS: Gabarito extraoficial do 2º dia de prova do Enem 2025 é divulgado; confira
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).