Kleber Mendonça Filho critica Bolsonaro no Globo de Ouro: 'Está na prisão'
Kleber Mendonça Filho usou a vitória do filme O Agente Secreto no Globo de Ouro para fazer críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro
Por Bruna Castelo Branco.
O diretor Kleber Mendonça Filho aproveitou o discurso de vitória pelo filme O Agente Secreto no Globo de Ouro, em Los Angeles, para fazer críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro e comentar o papel do cinema na sociedade. A produção venceu a categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa na premiação realizada na madrugada desta segunda-feira (12).
Ao comentar o cenário político brasileiro, o cineasta classificou Bolsonaro como “irresponsável” e afirmou que o país viveu um período de forte inclinação à direita. “Há cerca de 10 anos, o Brasil deu uma guinada muito acentuada para a direita e esse tempo já passou. O ex-presidente está agora na prisão. Ele foi epicamente irresponsável ao não liderar o país”, disse o diretor pernambucano. Veja:
The Secret Agent accepts the #GoldenGlobes award for Best Motion Picture - Non-English Language! pic.twitter.com/9WItC61p8s
— Golden Globes (@goldenglobes) January 12, 2026
Na mesma ocasião, Kleber Mendonça Filho destacou o cinema como instrumento de reflexão social. “O cinema pode ser uma forma de expressar algumas queixas que todos temos em relação à sociedade em que vivemos”, afirmou.
O diretor também se dirigiu a jovens cineastas dos Estados Unidos, incentivando o uso da tecnologia para abordar temas relevantes. “Este é um momento muito bom para se expressarem. E acho que os jovens cineastas nos EUA têm muito a dizer sobre o que acontece nesta sociedade. É isto que eu quero ver dos jovens cineastas”, declarou.
+ 'Tem o molho': veja memes sobre vitória de Wagner Moura no Globo de Ouro
+ O que é a 'Perna Cabeluda'? Conheça lenda que aparece em 'O Agente Secreto'

Aos brasileiros que estão iniciando na área, Kleber Mendonça Filho recomendou que contem histórias sobre o próprio país e citou o impacto do longa premiado. “A gente falando da nossa casa, todo mundo ouve ao redor do mundo”, reforçou.
Além do prêmio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa, o Brasil também conquistou outra estatueta na cerimônia. Protagonista de O Agente Secreto, Wagner Moura venceu o Globo de Ouro de Melhor Ator em Filme de Drama, ampliando o destaque do cinema nacional na premiação.
+ Wagner Moura tem mais de 91% de chances de ganhar o Oscar 2026; veja lista

Rumo ao Oscar
Antes do Globo de Ouro, a produção já havia acumulado destaque internacional. Em maio, O Agente Secreto venceu os prêmios de Melhor Ator e Melhor Diretor no Festival de Cannes. Wagner Moura também foi reconhecido no Newport Beach Film Festival e eleito Melhor Ator pelo New York Film Critics Circle Awards, premiação na qual o longa foi escolhido Melhor Filme Internacional. A obra é apontada como possível concorrente ao Oscar 2026.
O longa também venceu o Critics Choice Awards 2026 na categoria Melhor Filme Internacional, no dia 4 de janeiro, em Los Angeles, Estados Unidos.
LEIA MAIS: 'Tem o molho': Lázaro Ramos celebra Golden Globe de Wagner Moura
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).