Peças em Salvador arrecadam recursos para tratamento de atriz com câncer
A sessão acontece às 20h e terá toda a renda revertida para o tratamento da atriz Christiane Veigga, diagnosticada há seis anos com câncer de mama
Por Bruna Castelo Branco.
A arte como instrumento de cuidado estará em cena no próximo dia 16 de dezembro, com a apresentação conjunta dos espetáculos Atrizes e Danço para Minha Mãe, no Teatro Molière, na Ladeira da Barra, em Salvador. A sessão acontece às 20h e terá toda a renda revertida para o tratamento da atriz Christiane Veigga, diagnosticada há seis anos com câncer de mama e, em 2023, com câncer metastático.

A iniciativa marca a primeira apresentação das obras em 2025, após o adiamento da estreia prevista para o início do ano. Segundo Cristina Leifer, uma das criadoras e intérpretes, o espetáculo reafirma a arte como afirmação da vida. “Eu agradeço profundamente à Chris Veigga pela sua parceria, grandeza e dignidade. Não é fácil para ela continuar neste projeto. Essa será a nossa primeira apresentação de 2025. Íamos estrear no inicio do ano e não foi possível. A peça é uma ode à vida! A arte é pulsão e nos convoca o tempo inteiro à vida”, afirma.
Mais do que uma apresentação, a noite propõe um gesto coletivo de solidariedade e afeto. Em Atrizes, Cristina Leifer e Christiane Veigga transformam vivências atravessadas durante a pandemia — como o luto e o diagnóstico de câncer — em uma comédia de tom absurdo, que expõe, com humor e poesia, as contradições da existência humana.
Já Danço para Minha Mãe nasceu a partir do processo de luto de Cristina Leifer pela morte da mãe, em 2019. A obra foi escrita em 2022 e se inspira na experiência da artista ao acompanhar a mãe em estado vegetativo, em uma clínica de reabilitação e cuidados paliativos, resultando em uma peça de caráter poético e autobiográfico.

O espetáculo já passou por espaços culturais de Salvador, como a Aliança Francesa e a Casa Rosa. Em todas as apresentações, o público é convidado a participar ativamente da encenação. As atrizes rompem a chamada “quarta parede” e dialogam diretamente com a plateia sobre temas como tempo, perda e o sentido da existência. A montagem reúne improviso, memória, vínculos afetivos e experiências pessoais, transformando cicatrizes individuais em matéria criativa e em exercício de reinvenção artística.
A apresentação do dia 16 tem como objetivo arrecadar recursos para garantir a continuidade do tratamento oncológico de Christiane Veigga. “O tratamento oncológico é caríssimo. Alguns remédios que minimizam os efeitos colaterais da quimioterapia têm custo alto e precisam ser tomados todos os dias. A atriz Christiane Veigga precisa de um apoio solidário para custear esse tratamento. Nossos amigos e o público podem ajudar comprando ingressos, participando da fruição artística ou simplesmente colaborando com a campanha”, destaca Cristina Leifer.

Quem já assistiu ao espetáculo reforça o impacto da experiência. A pedagoga Maria Paquelet resume: “Imperdível! Ao mesmo tempo que levamos um soco no estômago, reconhecemos a importância e a necessidade de ver e ouvir vocês. Sinto uma necessidade de continuação internalizada na gente”.
Serviço:
Apresentação em processo de Atrizes e Danço para Minha Mãe
Quem: Cristina Leifer e Christiane Veigga
Quando: 16 de dezembro, às 20h
Onde: Teatro Molière, Aliança Francesa, Salvador
Quanto: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia)
Ingressos: Sympla
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).