Cantalapiedra destaca cultura do Barcelona para ajudar o Vitória
Aitor Cantalapiedra foi apresentado oficialmente nesta sexta-feira (1º)
Por Juana Castro.
Apresentado oficialmente pelo Vitória na manhã desta sexta-feira (1º), o atacante espanhol Aitor Cantalapiedra, de 29 anos, falou sobre a influência da formação no Barcelona e sua versatilidade ofensiva como trunfos para o clube baiano. Ele destacou que pode jogar nas três posições atrás do atacante, mas prefere "jogar por dentro".
"É onde me sinto mais cômodo, mas também me sinto bem jogando aberto. Posso jogar em todas as posições, pude fazer isso no Barcelona. Eles te ensinam a entender todas as posições. É uma característica que me ajuda na adaptação", disse o jogador, formado em La Masia, centro de formação do clube catalão.
Vitória busca reforços fora do mercado tradicional
Durante a apresentação, o diretor de futebol do Vitória, Gustavo Vieira, destacou a aposta em mercados alternativos diante das dificuldades do futebol brasileiro. Ele pontuou que Cantalapiedra já está com o clube há 20 dias o contato com ele já é bom.
"Hoje vamos apresentar ao torcedor. Já falamos sobre nossa ideia de olhar para outros mercados e suprir a dificuldade que está o mercado brasileiro, com valores mais altos que o ano passado, e jogadores já com sete jogos no Brasileiro", afirmou Vieira.
"À medida que vamos por outros caminhos, encontramos talentos que nos agradam. Esse é o exemplo do Aitor. A gente tinha o desejo de achar um jogador que pudesse atender às três posições atrás do atacante, alguém que pudesse olhar com mais carinho para o gol, e nessa busca chegamos ao Aitor. Nosso desejo é entregar para a torcida a expectativa de muita dedicação e trabalho. Te desejo boas-vindas e sucesso por aqui", completou o dirigente.
Conversa com o Vitória foi decisiva para Aitor Cantalapiedra
O atacante revelou que o contato direto com Gustavo Vieira foi determinante para fechar com o Vitória.
"Eu fiquei encantado em falar com ele. Ele sabia como eu jogava, sabia meus pontos fracos e fortes. Essa é uma das razões. Eu só precisei falar com ele uma vez para saber que o Vitória era o melhor para mim", afirmou Cantalapiedra.
Experiência internacional e desempenho recente de Aitor Cantalapiedra
Revelado no Barcelona, Aitor também passou por clubes como Villarreal e Sevilla, antes de atuar no FC Twente (Holanda), Panathinaikos (Grécia) e, mais recentemente, no AEK Larnaca (Chipre), onde disputou 35 jogos - sendo 30 como titular -, marcou 14 gols e deu duas assistências na temporada 2024/2025.
Cantalapiedra pode estrear contra o Palmeiras
O nome de Cantalapiedra foi publicado no BID da CBF nesta sexta-feira. Ele está regularizado e à disposição do técnico Fábio Carille para o confronto contra o Palmeiras, neste domingo (4), às 19h30 (horário de Brasília), no Barradão, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.
"O treinador vai decidir quem joga. São duas semanas de treinos em ritmo muito alto. Acho que posso jogar alguns minutos, ajudar a equipe na reta final da partida. Sei que o Campeonato Brasileiro tem um nível muito alto, todas as partidas são muito exigentes, e isso me motivou", disse.
O atacante pontuou que ainda busca o melhor condicionamento físico, já que está sem atuar desde 24 de maio.
"São quase dois meses de férias, mas estou treinando. Não parei nenhum dia, sabia que tinha que chegar com ritmo, não podia estar parado. Aqui são duas semanas treinando com o time, conhecendo os companheiros e o treinador, entendendo como o time joga. Não estou 100%, como é normal, porque a equipe já vem de algumas partidas, estão em um ritmo muito alto. Vou tentar melhorar a cada semana. Espero estar pronto logo 100% para ajudar a equipe a alcançar os objetivos", completou.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).