Censo do Leão: Vitória lança 'maior pesquisa da história' com a torcida
Como forma de incentivo à participação, o Vitória vai sortear camisas oficiais autografadas e experiências exclusivas, como visita ao vestiário e acesso ao Leão Super VIP
Por Juana Castro.
O Esporte Clube Vitória lançou na noite desta segunda-feira o Censo do Leão, a maior e mais abrangente pesquisa já realizada com a sua torcida. A iniciativa tem como objetivo traçar um retrato detalhado do torcedor rubro-negro, identificando preferências, necessidades e expectativas.
De acordo com o clube, o levantamento pretende gerar informações que contribuam para a melhoria da experiência do torcedor e para o fortalecimento do planejamento estratégico de longo prazo, com foco em colocar a torcida no centro das decisões.

O Censo do Leão está disponível para torcedores em geral, sócios e ex-sócios, e foi divulgado inicialmente nas redes sociais oficiais do Vitória. O questionário tem duração média estimada de 15 minutos e aborda temas como engajamento digital, relação com o programa Sou Mais Vitória, frequência no estádio, avaliação de serviços e produtos do clube, além da interação com patrocinadores e preferências de consumo.
Entre os pontos destacados no formulário estão perguntas sobre a principal melhoria considerada urgente para o Estádio Manoel Barradas, o Barradão, a camisa 1 mais bonita das últimas temporadas, a experiência mais desejada no programa Sou Mais Vitória e as causas sociais que a torcida gostaria de ver o clube apoiar em 2026.
Como forma de incentivo à participação, o Vitória vai sortear camisas oficiais autografadas e experiências exclusivas, como visita ao vestiário e acesso ao Leão Super VIP. Para que as respostas sejam consideradas válidas, é necessário concluir todas as perguntas e enviar o formulário.
Segundo o gerente de Marketing do clube, Guilherme Queiroz, o censo representa um marco no relacionamento com a torcida. “Desde 2024, os departamentos de Marketing e Sou Mais Vitória têm realizado diversas pesquisas com a torcida e se preparado para esse momento. O Censo do Leão é um marco na relação do clube com a torcida. Ele nos fornecerá informações valiosas para aprimorar serviços, orientar decisões, desenvolver novos projetos e nos auxiliar a fechar contratos de patrocínios cada vez mais alinhados ao perfil do nosso torcedor. Contamos muito com a participação de todo rubro-negro, cada resposta faz diferença e ajuda a construir o futuro do Vitória”, afirmou.
O questionário pode ser acessado por meio de formulário eletrônico disponibilizado pelo clube.
Em tempo: Fábio Mota é reeleito é reeleito presidente do Vitória
Fábio Mota foi reeleito presidente do Esporte Clube Vitória após eleições no último sábado (13). Ele teve a maioria dos votos válidos (85,95%) e disse, em breve fala após o resultado, que "a verdade prevaleceu".

Fábio Mota disputou a presidência com Marcone Amaral, com quem chegou a trocar farpas durante a campanha.
Para o Conselho Fiscal do Vitória foi eleito presidente Raimundo Viana, da Chapa Leão Colossal, com 78,8% dos votos. A chapa vencedora coloca sete membros no Conselho, enquanto a Aliança Vitória SAF fica com dois.
Já Nilton Almeida. também da Chapa Leão Colossal, foi eleito presidente do Conselho Deliberativo do Vitória com 79,49% dos votos. Assim, ficam com 119 membros contra 31 da chapa derrotada.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).