Deputado Marcone Amaral decide se candidatar à presidência do Vitória
Decisão foi tomada no início da tarde desta terça-feira (11), quando Marcone Amaral conquistou apoio de apoiadores de grupos de oposição ao atual presidente Fábio Mota
Por Matheus Caldas.
Ex-jogador do Vitória, o deputado estadual Marcone Amaral (PSD) decidiu se candidatar à presidência do clube, na eleição que será realizada no dia 13 de dezembro. A informação foi confirmada ao Aratu On por pessoas próximas ao parlamentar.
A decisão foi tomada no início da tarde desta terça-feira (11), quando Marcone Amaral se reuniu com apoiadores e grupos de oposição ao atual presidente Fábio Mota, que deve ser candidato à reeleição.
Desta forma, até o momento, a tendência é que haja apenas duas candidaturas à presidência do clube: Marcone Amaral e Fábio Mota. Uma coletiva de imprensa será marcada para esta quarta (12) para que a chapa, chamada de Aliança Vitória SAF, formalize o nome do deputado.
Nesta quarta se encerra o prazo para apresentação das chapas e os nomes dos candidatos. Além da presidência do clube, formalmente denominada de Conselho Gestor, os sócios do Vitória escolherão a composição dos conselhos Deliberativo e Fiscal.
Segundo apuração da reportagem, quatro grupos de oposição a Fábio Mota se uniram em torno do nome de Marcone Amaral: o Movimento Vitória SAF, a Frente Vitória Popular, o Movimento Vitória de Verdade e o Movimento Novo Vitória.
Ao Aratu On, Marcone falou sobre essa unificação em prol da candidatura de oposição e disse estar "surpreso" com a movimentação, mas que, ainda assim, fica contente pela situação.
"Me surpreendi, realmente, foi uma união muito grande. Já me passaram um documento hoje pela manhã sobre todas as retiradas de candidaturas, toda essa união nos bastidores do clube, relacionado a essa candidatura. Isso demonstra um carinho e uma confiança muito grande naquilo que eu venho conversando, venho dizendo e venho propondo", afirmou.

Com o acordo para criação da Aliança Vitória SAF, a Frente Vitória Popular declinou de lançar José Guerra ao pleito. O mesmo aconteceu com o Movimento Vitória de Verdade, que havia anunciado a pré-candidatura de Rodrigo Santos. O Movimento Vitória SAF, por sua vez, deixou as comissões de discussão sobre SAF que participava institucionalmente com o clube.
Segundo apuração da reportagem, o deputado estava indeciso até então sobre a candidatura. Ele foi pressionado por lideranças da oposição e conta com anuência do senador Otto Alencar (PSD) e do governador Jerônimo Rodrigues (PT), rubro-negros a quem Marcone apoia no campo político.
Revelado pelo Vitória, o ex-zagueiro atuou pelo clube entre 1997 e 2001, e é tricampeão baiano e bicampeão da Copa do Nordeste. Marcone é naturalizado qatari e pretende e tem dito publicamente que quer buscar aproximação com o grupo Qatar Sports Investments (QSI), dono do Paris Saint-Germain e de outras equipes internacionai. O objetivo é fazer com que o grupo invista numa eventual SAF do Vitória.
Atualmente, Marcone é deputado estadual e também pretende se lançar à reeleição. Ele foi prefeito de Itajuípe entre 2017 e 2022.
Com a última rodada do Campeonato Brasileiro marcada para 7 de dezembro, o sócio já vai saber o destino do clube em 2026 quando eleger o presidente do triênio 2026-2028. Em caso de segundo turno, os rubro-negros irão novamente às urnas no dia 20 de dezembro.
Estão aptos a votar os sócios-torcedores com ao menos 18 meses de associação que estejam adimplentes com o plano Sou Mais Vitória.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).