Documentário sobre o EC Vitória será exibido durante festival em Salvador
O documentário “Nêgo: Um Nome na História”, dirigido e roteirizado pelo repórter Matheus Caldas, do Aratu On, é o primeiro sobre a trajetória do Vitória
Por Lucas Pereira.
O documentário “Nêgo: Um Nome na História”, que fala sobre a história do EC Vitória, será exibido no dia 10 de agosto, às 14h, na Sala Walter da Silveira, durante o FutFestBol – Festival de Cinema de Futebol da Bahia, em Salvador.
Com 35 minutos de duração, o documentário, dirigido e roteirizado pelo jornalista Matheus Caldas, do Aratu On, é o primeiro a narrar a trajetória do Esporte Clube Vitória em linguagem audiovisual, reunindo imagens, gols históricos e depoimentos de personalidades que marcaram o clube.
Lançado originalmente em 2018, no YouTube, como projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/Ufba), o projeto foi realizado em parceria com o site Arena Rubro-Negra, com o próprio Vitória, e contou com uma equipe multidisciplinar:
• Direção, roteiro e produção: Matheus Caldas
• Edição e motion graphics: Filipe Caldas
• Fotografia: Matheus Bispo
• Direção de filmagem: Lucas Leawry
• Arranjo e produção musical: Felipe Vaqueiro
Para quem não puder comparecer à sessão no festival, o documentário está disponível gratuitamente no YouTube.
Documentário sobre o Vitória
A obra traz entrevistas com nomes marcantes da história rubro-negra, como o ex-lateral Rodrigo Chagas, o ex-volante Fernando e o atacante André Catimba, ídolo eterno do clube, falecido em 2021. Também participam jornalistas, pesquisadores e ex-dirigentes, como os ex-presidentes Paulo Carneiro e Raimundo Viana, que ajudam a construir uma narrativa de pertencimento, resistência e paixão.
Ao Aratu On, Matheus Caldas contou sobre as motivações para esse projeto, ainda durante a graduação: "Sempre sentia, como torcedor, uma ausência muito grande de projetos audiovisuais que contassem a história do Vitória. Já existiam alguns que falavam sobre pontos específicos da história, como o da Copa do Nordeste de 1997 e o do acesso à Série A em 2007. Mas, exatamente sobre a história, não tinha", disse.
Caldas ainda apontou que a construção do documentário sobre a história do Vitória, foi um projeto que saiu "de casa".
— "Uni minha graduação no jornalismo com o anseio de ocupar essa lacuna que existia e foi um processo muito bacana, também por ter sido feito ao lado do meu irmão, dentro de casa, que contribuiu muito para que esse sonho saísse do papel".
FutFestBol
Realizado entre os dias 6 e 10 de agosto, o FutFestBol – Festival de Cinema de Futebol da Bahia é o primeiro evento audiovisual dedicado exclusivamente ao futebol baiano. Com entrada gratuita, o festival exibe 25 filmes, entre longas, médias e curtas-metragens, dirigidos por baianos ou sobre o futebol local.
A programação também inclui painéis de debate, oficinas, homenagens a personalidades e ações de acessibilidade.
O festival foi contemplado pelos editais Paulo Gustavo Bahia e conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, e apoio institucional da DIMAS/FUNCEB.
Mesmo tendo entrada gratuita, é preciso garantir ingressos para poder comparecer ao evento. As entradas estão disponíveis no Sympla.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).