Documentário sobre o EC Vitória será exibido durante festival em Salvador

O documentário “Nêgo: Um Nome na História”, dirigido e roteirizado pelo repórter Matheus Caldas, do Aratu On, é o primeiro sobre a trajetória do Vitória

Por Lucas Pereira.

O documentário “Nêgo: Um Nome na História”, que fala sobre a história do EC Vitória, será exibido no dia 10 de agosto, às 14h, na Sala Walter da Silveira, durante o FutFestBol – Festival de Cinema de Futebol da Bahia, em Salvador. 

Foto: Divulgação


Com 35 minutos de duração, o documentário, dirigido e roteirizado pelo jornalista Matheus Caldas, do Aratu On, é o primeiro a narrar a trajetória do Esporte Clube Vitória em linguagem audiovisual, reunindo imagens, gols históricos e depoimentos de personalidades que marcaram o clube.

Lançado originalmente em 2018, no YouTube, como projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/Ufba), o projeto foi realizado em parceria com o site Arena Rubro-Negra, com o próprio Vitória, e contou com uma equipe multidisciplinar:

 • Direção, roteiro e produção: Matheus Caldas
 • Edição e motion graphics: Filipe Caldas
 • Fotografia: Matheus Bispo
 • Direção de filmagem: Lucas Leawry
 • Arranjo e produção musical: Felipe Vaqueiro

Para quem não puder comparecer à sessão no festival, o documentário está disponível gratuitamente no YouTube.

Documentário sobre o Vitória


A obra traz entrevistas com nomes marcantes da história rubro-negra, como o ex-lateral Rodrigo Chagas, o ex-volante Fernando e o atacante André Catimba, ídolo eterno do clube, falecido em 2021. Também participam jornalistas, pesquisadores e ex-dirigentes, como os ex-presidentes Paulo Carneiro e Raimundo Viana, que ajudam a construir uma narrativa de pertencimento, resistência e paixão.

Ao Aratu On, Matheus Caldas contou sobre as motivações para esse projeto, ainda durante a graduação: "Sempre sentia, como torcedor, uma ausência muito grande de projetos audiovisuais que contassem a história do Vitória. Já existiam alguns que falavam sobre pontos específicos da história, como o da Copa do Nordeste de 1997 e o do acesso à Série A em 2007. Mas, exatamente sobre a história, não tinha", disse.

Caldas ainda apontou que a construção do documentário sobre a história do Vitória, foi um projeto que saiu "de casa".

— "Uni minha graduação no jornalismo com o anseio de ocupar essa lacuna que existia e foi um processo muito bacana, também por ter sido feito ao lado do meu irmão, dentro de casa, que contribuiu muito para que esse sonho saísse do papel".

Foto: Divulgação

FutFestBol


Realizado entre os dias 6 e 10 de agosto, o FutFestBol – Festival de Cinema de Futebol da Bahia é o primeiro evento audiovisual dedicado exclusivamente ao futebol baiano. Com entrada gratuita, o festival exibe 25 filmes, entre longas, médias e curtas-metragens, dirigidos por baianos ou sobre o futebol local. 

A programação também inclui painéis de debate, oficinas, homenagens a personalidades e ações de acessibilidade.

O festival foi contemplado pelos editais Paulo Gustavo Bahia e conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, e apoio institucional da DIMAS/FUNCEB.

Mesmo tendo entrada gratuita, é preciso garantir ingressos para poder comparecer ao evento. As entradas estão disponíveis no Sympla.

 

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.