Mundial Sub-17: com jogadores do Bahia, Brasil bate Uruguai e vai às oitavas
Jogadores do Bahia se destacam e Brasil avança para as oitavas do Mundial Sub-17
Por Juana Castro.
Com dois "Pivetes de Aço" entre os titulares, o Brasil garantiu vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo Sub-17. Ruan Pablo e Dell começaram jogando na vitória sobre o Paraguai, nesta sexta-feira (14), no Catar, em um confronto que terminou decidido nos pênaltis.

A base do Bahia teve papel importante. O atacante Ruan Pablo - que marcou contra a Indonésia - foi o principal nome da partida, conduzindo as ações ofensivas da Seleção ao longo do jogo. O goleiro Jampa, também formado no clube baiano, esteve entre os relacionados, mas permaneceu no banco.
No tempo regulamentar, o duelo terminou em 0 a 0. A Seleção precisou se reorganizar após a expulsão de Vitão aos 7 minutos. Com um jogador a menos, o técnico Dudu Patetuci substituiu Dell para reforçar o setor defensivo. Mesmo assim, o Brasil criou oportunidades e viu Ruan Pablo marcar um belo gol, posteriormente anulado pelo VAR por impedimento.
Cobranças de pênaltis garantem vaga do Brasil
A classificação do Brasil veio nas penalidades, com vitória por 5 a 4, em noite inspirada do goleiro João Pedro, do Santos, que fez três defesas. Nas cobranças brasileiras, marcaram Tiago, Zé Lucas, Kayke, Pietro e Luis Pacheco.
O Paraguai iniciou na frente, com Ledesma. Luis Eduardo perdeu a primeira cobrança brasileira ao isolar a bola. Os paraguaios seguiram convertendo com Villalba e Freyres, enquanto Thiaguinho e Zé Lucas mantiveram o Brasil vivo.
O gol de Thiaguinho, que atua no Grêmio, foi um dos mais comentados nas redes sociais. Isso porque após ser provocado pelo goleiro paraguaio, ele cobrou de cavadinha, para delírio da torcida. "Enjoado" e "Que personalidade" foram alguns dos comentários no X (antigo Twitter).
Confira:
🚨ATENÇÃO!
— GREMISTÓN (@Gremistao1903) November 14, 2025
Thiaguinho, meio campista do Grêmio e da Seleção Brasileira Sub17, decisão de pênaltis contra o Paraguay, olhem a PERSONALIDADE do rapaz!
Eu posso não entender nada de futebol, mas esse aí vai superar a venda do Arthur para o Barcelona sem DÚVIDAS! pic.twitter.com/rMT5x1H2sk
Depois, a igualdade nas cobranças veio quando João Pedro defendeu o chute de Campss, seguida pelo acerto de Kayke.
O placar seguia em 3 a 3 quando Mauro Coronel colocou o Paraguai novamente à frente. Arthur Ryan perdeu sua cobrança, aumentando a pressão brasileira. Porém, João Pedro voltou a salvar o Brasil ao defender o chute de Cristaldo. Na sequência, Luís Pacheco empatou e deixou o Brasil mais próximo da vaga. Buhring ainda poderia igualar, mas novamente João Pedro defendeu, garantindo a vitória por 5 a 4.
Próximo desafio do Brasil é contra a França
O Brasil enfrentará a França nas oitavas de final. A FIFA ainda definirá o horário da partida, marcada para terça-feira (18), no Aspire Zone, em Doha.

Em tempo: Bahia também tem representante na Seleção principal
Com pulos, gritos e muita comemoração. Foi assim que Luciano Juba, lateral esquerdo do Bahia, e a família dele reagiram à convocação inédita para a Seleção Brasileira. O anúncio foi feito pelo técnico Carlo Ancellotti na tarde de segunda-feira (3).
O defensor foi parabenizado por colegas. "Que alegria, irmão. Merece demais!", escreveu o capitão Everton Ribeiro, que voltou a jogar contra o Bragantino, no último domingo (2), após pausa em decorrência de cirurgia para retirar um câncer na tireoide.
Jean Lucas, que também foi convocado para a Seleção recentemente, também parabenizou Juba. "Sensacional! Você merece demais meu irmão!!", escreveu.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).