Academia de Salvador é detonada após impor regras de vestimenta: 'Machista'
Academia de Salvador publicou uma série de dicas sobre vestimentas “sem vulgaridade” nas redes sociais
A academia CBX Fitness, em Salvador, virou alvo de críticas nas redes sociais após publicar uma postagem com a regra “sem vulgaridade” nas roupas usadas por clientes durante os treinos. A publicação repercutiu negativamente e foi interpretada por internautas como machista e direcionada principalmente ao público feminino.
Em um carrossel de “dicas”, a academia afirmou que looks “para causar” podem deixar outras pessoas desconfortáveis. O conteúdo chamou atenção pelo uso de personagens e peças associadas ao vestuário feminino, o que reforçou a percepção de que a mensagem era voltada às mulheres.
Entre as centenas de comentários, o depoimento de um ex-funcionário da unidade ganhou destaque ao classificar a abordagem como "inaceitável". "Se torna decepcionante entender que a estética da musculação chega a esse ponto de coibir e coagir as mulheres. Homens cortam a camisa, mostram o mamilo ao treinar e usam roupas que marcam o corpo, mas nunca vi serem expostos a esse controle", desabafou o profissional.
Entre as orientações divulgadas, a academia escreveu: “Pode ser simples, pode ter estilo, mas não pode estar vulgar”. Ao final do post, a CBX Fitness ainda lançou uma enquete sobre qual deveria ser o comportamento adequado em espaços coletivos.
Internautas também reagiram com indignação. Uma usuária afirmou que o post era machista e questionou o fato de as imagens ilustrativas representarem apenas mulheres, defendendo que alunas deixassem a academia.
Diante da repercussão, a CBX Fitness se pronunciou nos comentários e negou que a regra fosse direcionada às mulheres ou ao tamanho das roupas. Segundo a academia, a orientação diz respeito ao comportamento e ao respeito no ambiente coletivo.
“A regra aqui não é sobre corpo, gênero ou tamanho de roupa. É sobre comportamento e respeito dentro do espaço coletivo. A CBX é lugar de treino, saúde, foco e convivência. Se algo gera constrangimento, pressão ou clima ruim, a gente cuida”, afirmou a empresa.

Veja outros casos
Em carta, vizinho pede a jovem para deixar de usar “roupas vulgares”
Uma jovem de 22 anos foi surpreendida com uma reclamação feita por um vizinho do condomínio em que vive, em Maringá, Norte do Paraná. O rapaz escreveu uma carta para Ana Paula Benatti criticando e atacando a moradora pelas roupas utilizadas por ela.
Sem identificar-se, o rapaz diz ser “pai de família” e estar “com vergonha” pelas “roupas vulgares” vestidas por Ana Paula. Ele afirma, ainda, que a jovem está “desrespeitando” os vizinhos ao vestir-se de tal maneira.
“Gostaríamos que tivesse o pudor e decência de usar roupas adequadas nas dependências do condomínio. Aqui mora pessoas casadas e de várias religiões, e a senhora não está tendo o respeito usando roupas vulgar [sic]”, diz a carta. “Não sei de onde veio, mais aqui mora gente de família. Então, por favor, dá-se o respeito, porque eu, como homem e pai de família, fiquei com vergonha de estar com minha filha e a senhora quase nua lá fora [sic]”, prossegue.
Michelle Bolsonaro dispara contra look de Bruna Marquezine em desfile; "feia e vulgar"
Michele chamou, por meio de publicação no Instagram, a atriz Bruna Marquezine, de 27, de "feia e vulgar". O comentário veio na divulgação do look usado no desfile da coleção de verão 2023 da Burberry, em Londres, na Inglaterra. O vestido de Bruna era preto, transparente, é com recortes.
"Querendo chamar a Bruna Marquezine de feia e vulgar chega a ser piada", ironizou um seguidor. "Ousadia enorme querer falar da aparência da Bruna quando é casada com um estrupício", cutucou outro internauta. "Essa mulher tem sérios problemas", debochou um terceiro fã da atriz.

Leia mais: De volta ao Carnaval, Andressa Urach fala sobre namorado: 'Sente ciúmes'
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).