Pedro Maia é reconduzido ao comando do Ministério Público da Bahia
Biênio 2026-2028: Pedro Maia é reconduzido ao comando do Ministério Público da Bahia
Por João Tramm.
A decisão do governador Jerônimo Rodrigues (PT), publicada após comunicação formal do órgão, confirmou oficialmente a continuidade na gestão no MP-BA. Pedro Maia é reconduzido ao comando do Ministério Público da Bahia, garantindo seu retorno ao cargo de procurador-geral de Justiça para o biênio 2026-2028.
Na quarta-feira (4), o MP-BA realizou a eleição para definir a lista tríplice encaminhada ao governo estadual.

Pedro Maia é reconduzido ao comando do Ministério Público da Bahia
Ele seguirá no posto máximo da instituição após obter a maior votação absoluta da história do Ministério Público baiano: 613 votos, o que representa cerca de 98% do total possível. No pleito anterior, em 2022, ele havia registrado 569 votos. Maia tomou sua primeira posse no MP-BA em março de 2024.
“Um resultado espetacular, que mostra um Ministério Público unido e coeso... Estou muito honrado”, declarou. Ele também destacou ser a sexta eleição consecutiva em que aparece como o mais votado pela categoria.
Na quarta-feira (4), o MP-BA realizou a eleição para definir a lista tríplice encaminhada ao governo estadual. Ao todo, 628 integrantes — entre procuradores e promotores — participaram da votação, presencialmente ou de forma remota. O resultado confirmou Pedro Maia no topo da lista para comandar novamente a instituição.
Pedro Maia já participou do programa Linha de Frente, da TV Aratu. Na entrevista, o chefe do MP-BA indicou que um dos focos de sua gestão é marcar presença do órgão no interior do estado.
“A ideia é movimentar, levar a instituição a essas localidades através de sua cúpula, apresentar o trabalho dos promotores, dialogar, ouvir a sociedade sobre necessidades locais, fortalecer essa atuação e mostrar o que podemos fazer por cada cidadão baiano”, afirmou Maia.
O procurador-geral de justiça, Pedro Maia, também já se manifestou sobre uma questão polêmica no futebol baiano: a torcida única no clássico Ba-Vi. De acordo com Maia, o Ministério Público se mostra favorável ao fim da demanda que pede para que apenas a torcida anfitriã vá ao estádio em jogos Ba-Vi.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).