Com presença de Ivete e autoridades, José Rotondano toma posse no TJ-BA

Em cerimônia com presença de Ivete e autoridades, José Rotondano toma posse no TJ-BA e prega proximidade com a sociedade

Por João Tramm.

A nova mesa diretora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) foi empossada na manhã desta quinta-feira (5). Em cerimônia com presença de Ivete Sangalo e autoridades, José Rotondano tomou posse como presidente da Corte e passa a ser o novo presidente da instituição no biênio 26-28.

Em entrevista, Ivete comentou a relação de longa data com o novo presidente do TJ-BA e destacou a integridade de Rotondano. Ele foi eleito em novembro de 2025.

“A gente se conheceu há muitos anos, mais de 30 anos atrás. Malhávamos juntos na academia, foi uma paixão instantânea. Ele é um amigo pessoal, é da minha família. É uma ajuda que eu posso contar e confiar. A vitória dele significa a vitória da integridade. Hoje eu estou aplaudindo essa caminhada, de um homem que tem propósito, que compreende as necessidades da sociedade. Estou muito orgulhosa e acredito na integridade e no respeito”, declarou.

Em seu discurso de posse, José Rotondano mencionou a presença da artista e reforçou a defesa de um Judiciário mais próximo da sociedade.

Durante a cerimônia, Ivete conversou com o Aratu On e rebateu críticas sobre a música 'Vampirinha'. A artista ainda pediu votos para a música dela no Troféu Aratu Folia (vote aqui).

Com presença de Ivete e autoridades, José Rotondano toma posse no TJ-BA; Foto: João Tramm / Aratu On

Com presença de Ivete e autoridades, José Rotondano toma posse no TJ-BA

O ato contou com diversas autoridade, como o governador Jerônimo Rodrigues (PT), os senadores Angelo Coronel e Otto Alencar, ambos do PSD, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), a presidente exercício da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Fatima Nunes (PT), o ministro da Casa Civl, Rui Costa (PT), o chefe do Ministério Público, Pedro Maia, os ministros do STF, Dias Toffoli e Luis Roberto Barroso.

Em tom emocionado, o presidente embargou a voz em diversos momentos e agradeceu aos familiares, amigos e autoridades presentes. Durante a fala, Rotondano parafraseou Barroso ao destacar o valor das relações humanas:

“Parafraseando o ministro Luís Roberto Barroso, a afetividade é uma das energias mais poderosas do universo. Neste momento, consigo sentir na pele e na alma o quanto ela é intensa. Cada um de vocês que está aqui tem um significado especial na minha vida.”

O novo presidente também declamou um trecho da música Coragem, de Diogo Nogueira, ao afirmar que “a vida quer da gente coragem”. A solenidade ainda contou com a entrada ritualística dos Filhos de Gandhy, reforçando o tom simbólico e popular do evento.

Reconhecida como mais cheia que as posses anteriores, a cerimônia marcou um contraste com a gestão passada, caracterizada por um perfil mais discreto. Questionada sobre uma possível mudança de estilo na condução do Tribunal, a então presidente Cíntia Resende destacou a continuidade administrativa.

“Todas as conquistas que tivemos nesses dois anos melhoraram muito o Tribunal, especialmente em produtividade e no pagamento de precatórios. Passei o bastão para um desembargador que vai dar continuidade a tudo isso. Ele é dinâmico, tem muitos projetos e vai levar o Tribunal ainda mais longe”, afirmou.

Relação entre os Poderes

Antes da cerimônia, o governador Jerônimo Rodrigues celebrou o legado construído com a gestão anterior e desejou sucesso ao novo presidente.

“Quero parabenizar a doutora Cíntia, que encerra essa missão, e registrar a importância da relação entre o Executivo e o sistema de Justiça. Tivemos parcerias fundamentais em políticas como segurança pública, o Bahia Pela Paz e o Bahia Sem Fome. Sempre com respeito à autonomia do Judiciário. Agora, desejamos que o desembargador José Rotondano dê continuidade a esse trabalho”, disse.

O prefeito Bruno Reis também ressaltou a parceria entre o município e o TJ-BA.

“Já temos diversas parcerias em curso, construídas ao longo dos anos. Tenho certeza de que elas serão ampliadas agora, com o desembargador José Rotondano, com quem já trabalhamos tanto na Corregedoria quanto no TRE. A ideia é levar ainda mais serviços do Judiciário aos quatro cantos da cidade”, afirmou.

Encerrando o evento, o próprio Rotondano destacou a importância do diálogo institucional entre os Poderes, sem abrir mão da independência constitucional.

“Os Poderes são independentes, mas precisam estar em constante comunicação. Executivo, Legislativo e Judiciário existem para servir à comunidade, ao povo. Quanto mais próximos estivermos, maiores serão os ganhos sociais. Sempre fui parceiro do diálogo institucional, com respeito e sensibilidade, e é assim que pretendo conduzir a Presidência do Tribunal”, concluiu.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.