Ex-deputada deve voltar à Câmara com ida de Josias Gomes para TCE

Josias Gomes não deve ter problemas para ser escolhido como novo conselheiro do TCE pelos deputados estaduais; desta forma, Elisângela, segunda suplente do PT, seria conduzida ao cargo

Por Matheus Caldas.

A indicação do deputado federal Josias Gomes (PT) ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), feita pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) nesta sexta-feira (12), deve promover nova mudanças no quadro de parlamentares baianos na Câmara. A suplente Elisângela deve assumir o mandato.

Josias Gomes não deve ter problemas para ser escolhido como novo conselheiro do TCE pelos deputados estaduais. Desta forma, Elisângela, segunda suplente do PT, seria conduzida ao cargo.

Caso a iminente aprovação de Josias Gomes se concretize, a ex-deputada se tornará a primeira suplente do PT, cargo atualmente ocupado pelo deputado indicado ao TCE.

Ele ocupa momentaneamente o cargo enquanto Afonso Florence está licenciado do mandato para comandar a Casa Civil do governo Jerônimo.

Elisângela Araújo deve substituir Josias Gomes | Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Elisângela obteve 73.138 votos na eleição de 2022. Josias teve 90.131 votos, mas ficou de fora do quadro de sete deputados federais do PT eleitos pela Bahia.

Aos 52 anos, ela foi deputada federal por quatro meses, em 2024, quando Zé Neto tirou licença para disputar eleição para prefeitura de Feira de Santana. 

Outra mudança deve ocorrer no quadro de deputados federais baianos na próxima semana. Otto Filho (PSD), também indicado por Jerônimo ao TCE, deve ter o nome referendado pela Assembleia Legislativa (AL-BA). Com isto, Charles Fernandes assumirá definitivamente a cadeira no Legislativo federal.

Perfil de Elisângela Araújo

A petista iniciou a carreira política nas comunidades de base rurais ligadas à Teologia da Libertação da igreja católica, onde se aproximou do PT. Em 2014, fez a primeira candidatura à deputada federal, recebendo mais de 31 mil votos. Em 2018, obteve 64.239 votos e, em 2022, na terceira tentativa, recebeu mais de 73 mil votos.

Ela comandou a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) entre janeiro de 2023 e julho de 2024, nos primeiros momentos da gestão de Jerônimo Rodrigues. Deixou o cargo para assumir o mandato momentâneo na Câmara.

Foi coordenadora-geral da Federação Nacional da Agricultura Familiar (Fetraf); presidenta do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf) de São Domingos e diretora estadual da CUT-Bahia. Na CUT Nacional, ela ocupou a Diretoria Executiva por três mandatos e foi secretária-geral do Departamento Nacional dos Trabalhadores Rurais (DNTR/CUT).

Ela é ligada ao senador Jaques Wagner (PT), de quem foi assessora parlamentar. 

Josias Gomes | Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.