Jaques Wagner divulga nomes da chapa governista para eleições; veja
Com o governador Jerônimo na Índia, o senador Jaques Wagner divulgou os nomes que vão compor a chapa governista para as eleições de outubro
Por Lucas Pereira.
O senador Jaques Wagner divulgou os nomes que vão compor a chapa governista para as eleições de outubro. Com o governador Jerônimo Rodrigues em viagem à Índia, “Galego” elucidou os integrantes do grupo nesta sexta-feira (20).

Confirmando as expectativas haverá uma chapa “pura sangue” com três pessoas do Partido dos Trabalhadores (PT). Jerônimo Rodrigues vai concorrer à reeleição, assim como Wagner, que busca se manter enquanto senador. A outra vaga ao Senado terá o ex-governador e atual ministro da Casa Civil Rui Costa.
Para o cargo de vice-governador, partidos da base aliada como PSB e MDB disputavam a posição, que acabou ficando com Geraldo Júnior (MDB), que ocupa o cargo. As declarações foram dadas durante programa na Rádio Caraíba.
“Rui Costa é candidato a senador, eu sou candidato a senador, nosso Jerônimo é candidato a governador, e Geraldo Júnior é candidato a vice (...) É a chapa puro G. É o governador Jerônimo, o ex-governador Rui Costa, o ex-governador Jaques Wagner e o vice-governador, que para a nossa sorte é Geraldo com G. É a chapa 4G”, disse Jaques Wagner.
Em janeiro, o titular da Secretaria de Relações Institucionais do governo da Bahia, Adolpho Loyola (PT), se posicionou com relação aos movimentos políticos relacionados à composição de chapa para as próximas eleições deste ano. Questionado pela nossa reportagem sobre insatisfações de coligados, como o senador Otto Alencar (PSD), o petista comentou que as conversas ainda estão em trâmite.
Sobre insatisfações de representantes baianos do MDB, o secretário seguiu na mesma linha. “Ainda não se colocou a vaga do MDB em jogo [...] Na hora certa nós vamos sentar com todas as forças políticas, todos os partidos pra a gente poder discutir. O MDB será respeitado como respeitamos todos os partidos da base [do governo do estado].”
Vale lembrar que a montagem da chapa para as eleições culminou no rompimento de relações com o atual senador Ângelo Coronel, que cederia espaço para Rui Costa, caso permanecesse na base governista. Atualmente, Coronel flerta com a oposição liderada por ACM Neto (União) e pode aparecer numa eventual chapa.
Inclusive, essa inclusão de Coronel na chapa de oposição é bem vista por nomes do grupo, como o líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Tiago Correia (PSDB). O Tucano defende a chapa da oposição com ACM Neto, João Roma e Coronel como alternativa mais competitiva diante do projeto da chapa puro-sangue petista.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).