Jerônimo anuncia novo concurso da Polícia Civil com 750 vagas
Durante coletiva de imprensa em Salvador, governador Jerônimo Rodrigues anunciou abertura de 750 vagas para novo concurso da Polícia Civil
Por Rosana Bomfim.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou na manhã desta terça-feira (4), durante coletiva de imprensa em Salvador, a abertura de 750 vagas para o novo concurso da Polícia Civil. O pronunciamento atende à expectativa dos concurseiros de plantão e reforça o compromisso do governo com o fortalecimento da segurança pública no estado.

O governador já havia adiantado, durante o podcast 'Fala Jero', que o governo abriria novos concursos na Bahia — o que gerou expectativa entre os candidatos. A medida integra um conjunto de ações voltadas à ampliação e valorização das forças de segurança.
Além disto, 153 candidatos aprovados no concurso da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), realizado em 2024, foram convocados para o curso de formação de policiais penais.
Segundo o governador, o edital da Polícia Civil ainda não tem data de inscrição ou informações sobre salários divulgadas. Ele também indicou que 120 pessoas aprovadas em concursos anteriores da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros serão convocadas nos próximos meses.

Em outubro, Jerônimo Rodrigues já havia anunciado oito novos concursos públicos, que deverão ofertar 890 vagas em 16 diferentes carreiras da administração pública estadual.
O secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, também participou da coletiva e apresentou medidas de reforço no policiamento. Ele destacou a implantação de 153 novas viaturas policiais, sendo 76 viaturas descaracterizadas da Polícia Civil destinadas ao trabalho de inteligência e combate ao crime organizado.
Os 153 novos convocados da Seap fazem parte da turma dois do concurso público de 2024. Com a nova convocação, 440 vagas de agente penitenciário serão preenchidas no total.
O curso de formação dos policiais penais terá início em 7 de novembro de 2025, às 9h, e contará com 570 horas/aula, incluindo atividades práticas. A conclusão está prevista para 26 de janeiro de 2026.
Durante o evento, foi anunciado, ainda, que a Seap planeja a ampliação de 1.324 vagas e a requalificação de outras 432, totalizando 1.756 vagas em unidades prisionais no estado. O projeto prevê também a ampliação de seis unidades no interior da Bahia e uma na capital, além da requalificação completa de uma unidade prisional em Salvador.
As medidas integram, segundo o governo, um conjunto de ações da gestão estadual voltadas ao reforço da segurança pública e do sistema prisional, com foco na melhoria das condições de trabalho dos servidores e no fortalecimento das estruturas de combate à criminalidade.
LEIA MAIS: Maria, José e Ana: veja lista de nomes e sobrenomes mais populares na Bahia
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).