Jusmari Oliveira deve deixar Sedur e retornar à ALBA para disputar reeleição
Movimentação deve retirar Marcone Amaral da Cadeira, já que Jusmari Oliveira deve deixar Sedur e retornar à ALBA para disputar reeleição
Por, Matheus Caldas e João Tramm.
A secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), Jusmari Oliveira (PSD), confirmou que deixará o comando da pasta antes do prazo legal de desincompatibilização para disputar as eleições de 2026. Jusmari Oliveira deve deixar Sedur e retornar à ALBA para disputar reeleição, movimento que provocará nova mudança na composição da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) já no início do próximo ano.
“Eu vou me afastar da secretaria, voltar para a Assembleia e preparar a minha eleição para retornar para a Assembleia. Pretendo ser deputada estadual novamente, sexto mandato. Eu vou fazer isso pelo que eu acredito, por um projeto político que eu venho trazendo ao longo da minha vida, que foi uma decisão ter uma vida pública, isso é muito custoso, mas eu pretendo levar pelo menos mais um mandato de deputada estadual e vou trabalhar por isso”, explicou.
A fala foi feita durante viagem-teste no VLT de Salvador realizada a manhã desta sexta-feira (19). O percurso realizado teve 4 km entre a Calçada, na Cidade Baixa, e o Lobato, no Subúrbio Ferroviário. Os primeiros trens chegaram à capital baiana no início de dezembro.

Jusmari Oliveira deve deixar Sedur e retornar à ALBA para disputar reeleição
Deputada estadual licenciada, Jusmari afirmou que o retorno ao Parlamento faz parte de sua estratégia política e da decisão de tentar mais um mandato. Ao ser questionada se permanecerá à frente da Sedur até a data limite prevista pela legislação eleitoral, a secretária afirmou que a saída deve ocorrer antes.
“Não, eu devo deixar antes, estamos preparando para deixar antes”, explicou Jusmari indicando que deve sair do cargo já no início de 2026.
Com o retorno de Jusmari Oliveira à ALBA, o deputado Marcone Amaral (PSD), suplente que assumiu a vaga durante a nomeação da parlamentar para a secretaria, deixa o mandato e volta à condição de suplente. A movimentação faz parte do rearranjo político do PSD visando o cenário eleitoral de 2026.
Jusmari assumiu a cadeira na ALBA com a eleição de Eures Ribeiro (PSD) em Bom Jesus da Lapa, no pleito de 2024. Ela, no entanto, decidiu permanecer no cargo o que levou a ascensão do ex-prefeito de Itajuípe e ex-zagueiro do Vitória, Marcone Amaral (PSD) , assume a cadeira.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).