Tiago Correia denuncia invasão de terras no extremo sul da Bahia

Correia acrescentou que o fenômeno, chamado de “retomada” pelos invasores, tem sido recorrente na região

Por Da redação.

O deputado estadual Tiago Correia (PSDB), líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), denunciou nesta quinta-feira (11) uma nova invasão a propriedades rurais no município do Prado, no extremo sul do estado.

De acordo com o parlamentar, o ataque ocorreu por volta de 1h, no assentamento rural Associação Nova Esperança. Grupos que se autointitulam indígenas teriam invadido o local fortemente armados, utilizando armas de grosso calibre. Ainda segundo Correia, houve disparos e relatos de que um produtor rural foi espancado durante a ação. Os invasores permaneceriam nas áreas ocupadas.

“Estamos falando de pequenas propriedades, legalmente constituídas pelo governo federal, que não estão em área delimitada pela Funai como território indígena. Essas famílias vivem do trabalho na terra e agora enfrentam a violência e a insegurança que o Estado não tem conseguido conter”, afirmou.

Tiago Correia | Foto: Sandra Travassos/ALBA

O deputado destacou que reuniões realizadas no primeiro semestre deste ano, entre produtores rurais e os secretários Marcelo Werner (Segurança Pública) e Adolpho Loyola (Relações Institucionais), resultaram em uma promessa de que novas invasões não aconteceriam.

“Infelizmente, o que vemos agora é o descumprimento das promessas feitas. O governo do Estado precisa se responsabilizar e agir de forma imediata para garantir a ordem e a segurança dessas famílias”, cobrou.

Correia acrescentou que o fenômeno, chamado de “retomada” pelos invasores, tem sido recorrente na região. “Não podemos admitir que o clima de medo e instabilidade continue se espalhando pela região. O Estado precisa estar presente e cumprir seu papel constitucional de proteger a vida, a propriedade e a dignidade das pessoas”, disse.

O parlamentar informou ainda que a Força Nacional já foi comunicada sobre o caso, mas que também acionará o Governo da Bahia para cobrar uma solução imediata.

Ocupação do MST em fazenda de cultivo de eucalipto | Foto: divulgação

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.