Natação cura asma? Médica pneumologista tira dúvidas sobre a doença

Convidada do podcast Aratu Tá On desta quarta-feira (15), a Dra. Larissa Voss desfaz mitos em torno de doenças respiratórias

Por Júlia Naomi.

Quando o assunto é saúde, uma série de crenças permeia o imaginário popular, provocando questões sobre seu real embasamento científico. Assim, dúvidas como "natação cura asma?", dentre outras tantas, surgem em torno de doenças do sistema respiratório. Em entrevista ao sexto episódio do Aratu Tá On, que foi ao ar nesta quarta-feira (15), a médica pneumologista Larissa Voss responde a esta e outras perguntas.

Natação cura asma? Pneumologista Larissa Voss tira dúvidas sobre doenças respiratórias no podcast Aratu Tá On. Foto: Reprodução / YouTube Aratu On

Em uma conversa descontraída, mas cheia de informações relevantes, sub-investigadora de pesquisa clínica em asma na Fundação ProAr, alerta para a necessidade de atenção e diagnóstico precoce para quadros de pneumonia, além de tirar dúvidas em torno do adoecimento. O podcast contou teve apresentação dos jornalistas João Tramm e Júlia Naomi.

Natação cura asma? 

Sobre a suposição de que natação cura asma, que é muito repetida por pessoas leigas, a especialista é categórica. "Esse é outro mito que eu gosto muito de desmistificar. Primeiro que asma não tem cura, isso é verdade pura e absoluta". Ela acrescenta que apesar dos avanços da ciência na produção de medicamentos, ainda não existe uma solução definitiva para a doença.

 

A sub-investigadora de pesquisa clínica em asma na Fundação ProAr explica que o que acontece com frequência é uma coincidência entre o período de remissão da doença crônica e o início da atividade física. Ainda assim, ela reforça que não há correlação entre os fatos.

"Em muitos casos, inclusive, se o paciente está com a asma descontrolada, ou aqueles pacientes que têm uma sensibilidade maior ao cloro, a natação pode piorar os sintomas relacionados à asma e à rinite. Isso não significa dizer, todavia, que se eu tenho asma não posso fazer natação. Isso depende de cada pessoa", complementa.

A pneumologista orienta que os pacientes que possuem alguma das condições e desejam praticar a atividade física tomem alguns cuidados especiais:

  • Fazer lavagem nasal para retirar o cloro acumulado nas mucosas do nariz e reduzir a sensibilização;
  • Lavar o cabelo com shampoo o quanto antes, para evitar a inalação do vapor do cloro.

Durante a entrevista, a Dra. Larissa Voss explica como fazer a lavagem nasal e a importância da prática para a redução de sintomas alérgicos.

No podcast Aratu Tá On, médica Larissa Voss explica procedimento da lavagem nasal. Foto: Getty Images / Stockphoto

Relembre episódios do Aratu Tá On

No episódio episódio anterior, O molho tomou conta do podcast Aratu Tá On. Isso porque o convidado Danrlei Orrico, mais conhecido como O Kanalha, explicou a origem de seu nome artístico, deu uma aula de batedeira e compartilhou um pouco do amor que sente pela família. O bate-papo envolvente foi conduzido pelas jornalistas Juana Castro e Anna Carolinne Santiago.

J. Eskine, conhecido como “O Gangster do Arrocha", foi o entrevistado do quarto episódio do programa, no dia 22 de outubro. Ele compartilhou sobre a produção de Resenha do Arrocha, um dos maiores hits do Carnaval de 2025.  Aos jornalistas Matheus Caldas e Anna Carolinne Santiago, o cantor explicou, com honestidade e bom humor, o significado do termo "candjanga", presente na letra de seu maior hit.

O convidado do terceiro episódio do podcast Aratu Tá On foi o influenciador Ruivo Baiano, conhecido pelo bom humor e autenticidade com que retrata o cotidiano de Salvador. Entrevistado pelos jornalistas João Tramm e Júlia Naomi no dia 15 de outubro, ele compartilhou os bastidores da criação de conteúdo histórico e divertido sobre a capital baiana, falou sobre os locais com que tem mais vínculo afetivo na cidade e comentou propostas de publicidade polêmicas.

Entrevistados do segundo episódio do podcast Aratu Tá On, os setoristas do Vitória, Ítalo Oliveira, do portal Arena Rubro-Negra, e Leonardo Santiago, do canal Canto Rubro-Negro, falaram sobre a “salvação” do clube na Série A e qual o foco para o Clássico BaVi.

Comandando pelo jornalista Matheus Caldas, no dia 8 de outubro, o bate-papo mostrou qual o caminho para que o Vitória consiga se manter na Série A e não seja rebaixado para a Segunda Divisão, tendo o BaVi como elemento fundamental nessa trajetória.

Já no primeiro episódio, o cantor Zau O Pássaro revelou, em entrevista ao podcast Aratu Tá On no dia 1° de outubro, que foi bloqueado por Igor Kannário nas redes sociais. O “Príncipe do Gueto” moveu um processo judicial contra Zau no início deste ano, pelo uso indevido do nome “Kannário”.

Segundo o artista, não há contato entre eles, apesar de Igor ser uma de suas maiores referências no pagode. “Ele me bloqueou no Instagram. Minha equipe também foi bloqueada, cinco pessoas no total”, contou.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.