Shoppings da Bahia poderão ter 10% das vagas para carros elétricos
Com nova proposta de lei, shoppings da Bahia podem ter 10% das suas vagas destinadas para carros elétricos e híbridos
Por Laraelen Oliveira.
O deputado Angelo Coronel Filho (PSD) apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) que propõe a obrigatoriedade de vagas com pontos de recarga para veículos elétricos e híbridos em todos os shoppings e estacionamentos privados do estado.
Segundo o parlamentar, a medida busca enfrentar um dos principais desafios da mobilidade elétrica no Brasil, a falta de infraestrutura adequada. “A mobilidade elétrica ainda enfrenta grandes obstáculos no país, como a escassez de pontos de recarga e a pouca oferta de vagas reservadas em estacionamentos privados”, afirmou.

Coronel Filho destacou que a carência de pontos de carregamento tem limitado o uso dos veículos eletrificados. Ele citou dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) que registram a venda de quase 87 mil veículos elétricos e híbridos no primeiro semestre de 2025, um crescimento de 9,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Salvador, segundo ele, é o sexto maior mercado nacional e o primeiro do Nordeste em vendas desse tipo de automóvel.
Também foi feito um Projeto de Lei (nº 113/2025), de relatoria do vereador Sidninho (PP), que trata da obrigatoriedade da modernização das infraestruturas elétricas em condomínios residenciais de Salvador, com objetivo de viabilizar a instalação de carregadores individuais para veículos elétricos.
Isenção do IPVA para carros elétricos
O deputado também ressaltou que a isenção do IPVA para veículos elétricos de até R$300 mil na Bahia tem incentivado a adesão dos consumidores. Além disso, mencionou que a inauguração da fábrica da BYD, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, tende a impulsionar ainda mais a produção e a popularização dos carros elétricos no estado.
“Além do benefício tributário, diversos estudos apontam que o uso de carros elétricos pode representar economia de até 70% em relação aos veículos movidos a gasolina. Isso se soma aos altos preços dos combustíveis, tornando os elétricos uma opção cada vez mais atrativa”, observou o Coronel Filho.

O projeto estabelece que os estacionamentos privados e shoppings centers deverão manter entre 5% e 10% das vagas equipadas com pontos de recarga. Para o deputado, a proposta vai além da infraestrutura: “É uma medida simbólica, mas também uma política pública voltada à conscientização ambiental, à redução das emissões de gases de efeito estufa e à modernização da infraestrutura urbana”, defendeu.
O projeto de lei apareceu em meio a recente inauguração da fábrica da BYD em Camaçari, na região metropolitana de Salvador. A empresa chinesa substitui a Ford, cuja operação foi desativada em 2021.
O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e do fundador da BYD, Wang Chuanfu.
Leia também: VLT de Salvador entra em fase crucial na construção do Trecho 1
Leia também: Motoristas da Uber: 60% não querem carteira assinada, diz pesquisa
Leia também: Paralisação no governo dos EUA atrasa mais de 1.660 voos
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).