Suspeita de intoxicação por metanol na Bahia leva vítimas ao uso de antídoto

Entre os sete internados por suspeita de intoxicação por metanol, duas vítimas já foram transferidas para Salvador

Por Anna Caroline Santiago.

As vítimas internadas com suspeita de intoxicação por metanol na Bahia já fizeram uso do antídoto, segundo o subsecretário da Saúde do Estado, Paulo Barbosa, informou nesta terça-feira (30). Ao todo, sete pessoas, com idades entre 30 e 48 anos, estão hospitalizadas com suspeita da intoxicação. Deste total, três apresentam quadro grave, sendo que duas já foram transferidas para Salvador.

O caso ocorreu durante uma festa de noivado, em Ribeira do Pombal, no nordeste da Bahia, quando as vítimas passaram a apresentar sintomas semelhantes, como vômitos, náuseas, tontura, sensação de desmaio, falta de ar e visão turva.

Devido à gravidade do quadro clínico, duas das vítimas foram transferidas para o Hospital Couto Maia, em Salvador, unidade de referência para esse tipo de atendimento. As outras vítimas estão internadas no  no Hospital Geral Santa Tereza, no município de Ribeira do Pombal.

Suspeita de intoxicação por metanol na Bahia leva vítimas ao uso de antídoto. Foto: Google Street View

De acordo com o subsecretário da Saúde, amostras de sangue foram coletadas para identificação da presença de metanol e encaminhadas ao Departamento de Polícia Técnica (DPT).

“Independentemente do resultado, já iniciamos o tratamento conforme os protocolos recomendados diante da forte suspeita de intoxicação por metanol”, afirmou.

Ainda segundo o gestor, o estabelecimento responsável pelo fornecimento da bebida foi fiscalizado e interditado após a confirmação dos casos.

Quem são as vítimas de suspeita de intoxicação por metanol na Bahia

A apuração do Aratu On identificou cinco dos sete pacientes; confira: 

  • Viviane Soares: Cantora e professora de música.

  • Josy Soares: Irmã de Viviane.

  • Edicicleia Andrade: Professora da rede estadual e cunhada das irmãs Soares (transferida para Salvador).

  • Daniele: Segunda paciente transferida para a capital.

  • Vinícius: Internado em estado grave. Segundo relatos de vizinhos, ele não participou do noivado, mas teria consumido bebidas adquiridas no mesmo fornecedor dias antes do evento.

Vítimas internadas com suspeita de intoxicação por metanol. Foto: Reprodução

LEIA MAIS: Jovem morre após 29 dias internado por intoxicação por metanol na Bahia

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.